Sematur assume organização da feira de artesanato e economia familiar na 38ª Expocol

Sematur assume organização da feira de artesanato e economia familiar na 38ª Expocol

Por: Redação

COLORADO DO OESTE – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematur) assumiu, de forma direta nesta edição, a organização da feira de artesanato e empreendedorismo da 38ª Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste (Expocol). O setor, que em anos anteriores contava com a parceria de instituições externas como o Sebrae, passou a ser gerenciado integralmente pela pasta municipal.

A titular da Sematur, Glaucimar Fátima Silva Mezzomo, explicou que a decisão de manter o espaço no barracão da prefeitura visou garantir a participação dos expositores locais e regionais que dependem do evento para a comercialização de seus produtos. De acordo com a secretária, a iniciativa contou com o suporte logístico da prefeitura municipal.

Integração Regional e Produtos

A seleção dos participantes foi realizada por meio de um chamamento público e inscrição digital coordenados pela Diretoria de Cultura da Sematur. O processo atraiu empreendedores e artesãos de Colorado do Oeste e de municípios vizinhos do Cone Sul de Rondônia, como Vilhena e Cerejeiras, além de expositores de Rolim de Moura.

O pavilhão reúne uma amostra da produção manual e da agroindústria familiar da região, dividida em dois eixos principais:

  • Artesanato: Comercialização de artigos personalizados, laços e tecidos decorados.

  • Agroindústria e Gastronomia: Venda de panificados, embutidos, mel, derivados do leite e doces artesanais.

A equipe organizadora da Sematur ressaltou que esta foi a primeira edição realizada sob gestão exclusiva da secretaria. A estrutura do pavilhão contou também com o apoio técnico e parceria da empresa provedora de internet CPW Fibra para viabilizar o atendimento e a comunicação no local.