Morre motociclista envolvido em acidente na BR-364 em Vilhena e família doa órgãos
Reinaldo Pereira dos Santos estava internado em estado gravíssimo desde colisão ocorrida em 22 de dezembro; velório e sepultamento acontecem nesta semana em Vilhena
Foi confirmada, infelizmente, no último domingo (28 de dezembro), a morte cerebral de Reinaldo Pereira dos Santos, de 59 anos, vítima de um grave acidente de trânsito registrado na BR-364, em Vilhena (RO).
Diante da irreversibilidade do quadro clínico, a família tomou a nobre decisão de autorizar a doação dos órgãos, cuja coleta foi realizada ainda no domingo.
O velório de Reinaldo terá início a partir das 15h30 desta segunda-feira, 29 de dezembro, na Capela Mortuária Municipal de Vilhena.
O sepultamento está marcado para às 9h da manhã de terça-feira, 30 de dezembro, no Cemitério Municipal Cristo Rei de Vilhena.
O acidente aconteceu na noite de segunda-feira, 22 de dezembro, por volta das 22h35, em um trecho rural da BR-364, logo após o frigorífico JBS Friboi. Reinaldo, morador de um sítio nas proximidades do local, pilotava uma motocicleta Honda CG Titan 150, de cor vermelha, e seguia no sentido Porto Velho.
Segundo informações apuradas pelo Jornal Rota Policial News, o motociclista tentou realizar uma conversão à esquerda para acessar uma estrada rural, momento em que acabou seguindo pela contramão de direção. Durante a manobra, uma carreta, possivelmente Scania, que trafegava no sentido oposto, tentou desviar, chegando inclusive a sair parcialmente da pista e retornando em seguida.
Apesar da tentativa de evitar a colisão, Reinaldo acabou atingindo uma lanterna lateral da carreta, o que provocou seu desequilíbrio e queda. O motorista do veículo de carga seguiu viagem e pode não ter percebido o ocorrido. No local, foi encontrada apenas a lanterna lateral desprendida, próxima à motocicleta, que apresentava poucos danos, indicando que a colisão pode ter sido apenas de raspão.
Com a queda, o capacete de Reinaldo foi arrancado e ele bateu violentamente a cabeça contra o asfalto, sofrendo traumatismo cranioencefálico grave, ficando inconsciente.
Pouco depois do acidente, um caminhoneiro e um taxista que seguiam sentido Vilhena quase atropelaram o motociclista, mas conseguiram desviar, retirar os veículos da pista e preservar o local, acionando o resgate e a reportagem.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares realizou os primeiros socorros e encaminhou Reinaldo ao Hospital Regional de Vilhena, onde ele permaneceu internado em estado gravíssimo, entubado e sob cuidados intensivos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou a área para os trabalhos periciais realizados pela POLITEC, e a ocorrência foi registrada na UNISP.
Durante a internação, médicos informaram que o paciente não podia passar por procedimentos cirúrgicos de emergência devido à gravidade do quadro, sendo mantido sob monitoramento e avaliações neurológicas constantes. Apesar de todos os esforços da equipe médica, o quadro evoluiu para morte cerebral.
A esposa e uma irmã de Reinaldo acompanharam todo o atendimento hospitalar e o descreveram como um homem trabalhador e responsável. A decisão pela doação dos órgãos foi destacada como um gesto de solidariedade que poderá salvar outras vidas.
A reportagem do Rota Policial News acompanhou o caso desde o início.
Fonte: Revista Século – Rota Policial News










