PM e SEMMA são acionados por reportagem após constatação de maus tratos a seis cães em Vilhena

PM e SEMMA são acionados por reportagem após constatação de maus tratos a seis cães em Vilhena

Na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, a equipe do Rota Policial News foi acionada por um internauta identificado como Guilherme, que denunciou o abandono de seis cachorros em uma residência localizada na rua 1810, no bairro Bela Vista, em Vilhena/RO.

Segundo o denunciante, os animais estariam vivendo em condições insalubres, em meio ao matagal e sem abrigo adequado, utilizando apenas a varanda de uma casa abandonada como refúgio.

A equipe de reportagem se deslocou até o endereço indicado e constatou a veracidade da denúncia. Durante a gravação do material jornalístico, uma mulher chegou ao local, identificando-se como mãe do tutor dos animais.

Ela tentou impedir o trabalho da imprensa e ameaçou acionar a Justiça caso o fato fosse noticiado, afirmando que os cachorros eram alimentados diariamente por seu filho.

Diante da situação, a reportagem acionou a Polícia Militar, por meio da Central de Operações do 3º Batalhão, e o secretário Sargento Damasceno, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que enviou ao local um biólogo e uma fiscal ambiental.

Após vistoria, os técnicos constataram que os animais viviam realmente em ambiente insalubre, confirmando as informações repassadas pelos denunciantes, constatando-se os maus tratos aos animais.

A equipe também conversou com Samira, responsável por uma ONG de proteção animal, que relatou ter visitado o local horas antes, levando ração aos cães.

Segundo ela, vizinhos se sensibilizaram e colocaram potes de água limpa para os animais. Samira afirmou ainda possuir provas materiais das condições em que os cães foram encontrados. Vizinhos relataram que os animais se encontravam nessa situação a mais de uma semana.

Diante das constatações, a mulher que se apresentou como responsável pelos animais e pelo filho tutor foi autuada por meio de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), assumindo formalmente as responsabilidades legais.

A SEMMA aplicou as medidas administrativas cabíveis e determinou que os animais fossem realocados ainda nesta quarta-feira para um local adequado, fora da área insalubre.

Foi concedido prazo para que seja construído um canil com abrigo, água e alimentação conforme determina a legislação vigente. No entanto, ela tem até o final deste dia para realocá-los em outro local.

A ocorrência foi registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP). Durante o registro, a suspeita tentou obter a identificação de denunciantes e testemunhas, afirmando que “teria uma conversa com eles” e que “são todos mentirosos”.

O Rota Policial News informa que todo o material colhido, incluindo vídeos, depoimentos e registros oficiais, que será encaminhado ao setor jurídico do jornal para eventuais providências legais.

O veículo reforça seu compromisso com a verdade dos fatos e com a defesa dos animais vítimas de maus-tratos.

Fonte: Revista Século – Rota Policial News