Incêndio no “Lixão do União” em Vilhena é controlado pelos bombeiros

Na noite da última segunda-feira, 18 de Agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Vilhena foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções aos fundos do bairro Residencial União.
O local, conhecido popularmente como “lixão do União”, é utilizado irregularmente por moradores da região como ponto de descarte de resíduos, o que tem contribuído para recorrentes focos de incêndio.
Segundo informações dos bombeiros, o incêndio desta vez teve origem criminosa. Uma equipe foi deslocada até o local com um caminhão de combate a incêndios (ABTS), e conseguiu controlar as chamas, evitando que o fogo se alastrasse para áreas próximas de vegetação e residências.
Após o controle da situação, os militares registraram a ocorrência na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP), que agora ficará responsável pelas investigações para identificar os autores do crime ambiental.
Ainda na mesma noite, outras duas ocorrências de incêndio em áreas de vegetação foram registradas em diferentes pontos da cidade, exigindo nova mobilização das equipes de plantão.
Embora os casos não tenham provocado vítimas, a situação acende um alerta para o aumento no número de queimadas urbanas, especialmente neste período de estiagem.
As autoridades reforçam o apelo para que a população evite o descarte irregular de lixo e denuncie práticas criminosas. Incêndios provocados intencionalmente, além de colocarem vidas em risco, são crimes ambientais previstos na legislação brasileira e podem resultar em punições severas.
Revista Século
Foto e vídeo: Rota Policial News