Corpo de Bombeiros divulga relatório do primeiro mês da Operação VERDE RONDÔNIA
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia divulgou ontem o relatório das ações desenvolvidas no primeiro mês da Operação Verde Rondônia (OVR), que visa combater incêndios florestais em áreas críticas do estado.
Segundo o relatório, de 02 de agosto a 02 de setembro, a operação realizou um total de 984 combates, 27 autuações ambientais e 188 ações de prevenção, que correspondem a orientações à comunidade em geral.
As atividades de combate e prevenção a incêndios estão previstas para acontecer até outubro, período de grande seca no estado.
Os trabalhos estão concentrados em seis pontos estratégicos de áreas florestais de Rondônia, além de 15 unidades operacionais que atuam diretamente nas ocorrências de “fogo em vegetação” em regiões consideradas urbanas, onde a OVR realizou um total de 619 ocorrências de combate incêndio.
Confira os números de ocorrências:
NAS FLORESTAS
Cujubim – 59
Vila Nova de Samuel – 51
Alta Floresta – 26
Rio Branco – 24
União Bandeirantes – 19
Nova Dimensão – 11
Seringueiras – 3 (Desativada)
NAS CIDADES
1º GBM (Porto Velho, Guajará – Mirim e Candeias) – 210
2º GBM (Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru) – 122
3º GBM (Vilhena e Cerejeiras) – 89
4º GBM (Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste) – 233
5º GBM (Ariquemes, Machadinho e Buritis) – 137
As instituições envolvidas na operação são o Governo Federal (Ministério da Justiça e Segurança Pública – Operação Guardiões do Bioma), CBMRO, SESDEC, PMRO, SEDAM, SEDUC, CENSIPAM, IBAMA (PrevFogo) e ICMBio.
Imagem: Reprodução/Facebook