Mulher em Gol vermelho é flagrada abandonando gato amarrado em saco após retirá-lo do porta-malas no bairro 5º BEC, em Vilhena
Na tarde desta terça-feira, 02 de dezembro, uma mulher que conduzia um Volkswagen Gol de cor vermelha foi flagrada abandonando um gato em via pública na rua Dom Pedro II, no bairro 5º BEC, em Vilhena.
O caso gerou indignação entre moradores, que registraram o momento em que o animal é retirado do porta-malas dentro de um saco amarrado.
Nas imagens enviadas à reportagem, é possível ver a mulher parando o carro, indo ao porta-malas, desamarrando o saco e soltando o gato na rua, deixando a via logo em seguida. O animal, desorientado e vulnerável, ficou exposto ao risco e abandono.
O ato de transportar um animal no porta-malas, sem ventilação, em altas temperaturas ou dentro de um saco, configura claramente maus-tratos, conduta considerada crime pela legislação brasileira.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), em seu Art. 32, criminaliza a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos.
Com as alterações trazidas pela Lei 14.064/2020, quando se trata de cães e gatos:
•A pena é de reclusão de 2 a 5 anos,
•multa,
•e proibição da guarda de animais.
A legislação ainda prevê que a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço caso o animal venha a morrer em decorrência dos maus-tratos ou do abandono.
A população cobra as autoridades, que devem analisar as imagens para tentar identificar a infratora e responsabilizá-la conforme a lei.
Polícia Civil e Ministério Público tem o dever legal de instaurar inquérito, investigar, identificar e responsabilizar infratora.
Moradores ressaltam a importância de denunciar situações de crueldade para garantir a proteção dos animais em Vilhena.
Fonte: Rota Policial News – Revista Século

