Julgamento de dupla acusada de executar jovem operador de máquinas termina com condenação em Vilhena

Julgamento de dupla acusada de executar jovem operador de máquinas termina com condenação em Vilhena
Quase dois anos após o crime que chocou moradores de Vilhena, o caso do assassinato do operador de máquinas Willi Lima Alves, de 24 anos, chegou ao Tribunal do Júri nesta segunda-feira, 24 de Novembro,
Um dos acusados foi condenado a mais de 20 anos de prisão, enquanto o outro foi absolvido da acusação de homicídio, mas responderá por envolvimento com organização criminosa.
Segundo atualização apurada pelo Folha do Sul On-line, o réu Matheus Alexandre Oliveira Costa recebeu punição pelos dois crimes atribuídos a ele.
Maycon Willian Freitas Lima, que estava sendo julgado pelo mesmo homicídio, acabou absolvido desta acusação pelos jurados, mas teve pena imposta por integrar uma facção.
Como ocorreu o assassinato
O crime aconteceu em 3 de dezembro de 2023. Willi pilotava uma motocicleta perto do bairro União quando foi alvejado várias vezes e morreu no local.
A investigação indica que o jovem havia saído de casa para cobrar uma dívida e foi surpreendido pelos autores, que também estavam em uma moto. O garupa teria efetuado os disparos.
A prisão dos dois só ocorreu em maio deste ano, durante a Operação Malus Turum, deflagrada pela Polícia Civil.
Debates no Tribunal do Júri
Durante o julgamento, que se estendeu por cerca de oito horas, o Ministério Público defendeu que ambos fossem condenados por homicídio qualificado e por participação em organização criminosa.
A defesa, por outro lado, negou a autoria do crime e pediu que qualificadoras fossem retiradas. Para Matheus, ainda alegou alternativas como homicídio privilegiado.
O Conselho de Sentença, porém, rejeitou a maior parte dos argumentos defensivos. Para Matheus, os jurados retiraram apenas a qualificadora de motivo torpe, mas mantiveram a acusação de homicídio com recurso que dificultou a defesa da vítima. Já Maycon foi considerado inocente quanto à autoria do assassinato, mas condenado pelo envolvimento com organização criminosa.
Penas definidas
•Matheus Alexandre Oliveira Costa
•15 anos, 3 meses e 18 dias pelo homicídio qualificado;
•5 anos e 4 meses por organização criminosa;
•Pena somada: 20 anos, 7 meses e 18 dias, em regime fechado.
•Maycon Willian Freitas Lima
•5 anos e 10 meses por organização criminosa, também em regime fechado.
Ambos deverão cumprir pena imediatamente, sem direito a recorrer em liberdade.
Fonte:Revista Século – Folha do Sul Online