Embrapa Café avalia projetos de pesquisa para contratação ainda em 2024

Embrapa Café avalia projetos de pesquisa para contratação ainda em 2024
Omar Rocha, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, considera exitoso o alcance e o impacto gerado pelas últimas convocações de projetos lançados pela Embrapa e pelo Consórcio Pesquisa Café. As chamadas – Geral e Induzida – receberam um total de 161 propostas que permaneceram, até dia 13 de setembro de 2024, na fase de Análise e Julgamento. A divulgação do resultado inicial do julgamento está prevista para 16 de setembro.

A chamada Geral em avaliação versa sobre a contratação de novos projetos no âmbito do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café). A segunda chamada trata da Segurança dos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) de café do Brasil. Os BAGs são fundamentais na conservação de materiais genéticos estratégicos de café no Brasil, hoje mantidos em instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café. Os BAGs garantem o reforço tecnológico com vistas à manutenção e ampliação da variabilidade genética dos cafés do Brasil.

Partilhando a satisfação com o resultado alcançado pelas chamadas, Antônio Fernando Guerra, chefe-geral da Embrapa Café, diz que o interesse pela pesquisa fortalece o Consórcio Pesquisa Café, o qual “conjuga o potencial de instituições dedicadas à pesquisa com café para executar o maior programa de investigação sobre a cafeicultura brasileira, impulsionado pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e financiado pelo Fundo de Desenvolvimento do Café, o Funcafé”.

Os projetos aprovados poderão contar com recursos individuais de até R$ 550 mil e o total de projetos contemplados não deverá ultrapassar o teto de recursos de R$ 40 milhões na Chamada Geral e 4,5 milhões na Chamada Induzida. Após a fase de análise e julgamento das propostas, com recomendação técnica de aprovação, serão apresentadas ao Conselho Diretor do Consórcio (CDC) e submetidas ao CDPC, que decidirá sobre a aprovação final da carteira de projetos do Consórcio. 

As propostas aprovadas serão reforçadas com recursos do Funcafé, mediante assinatura de Instrumentos de Repasse pertinentes firmados com a Embrapa Café, o que deverá acontecer antes do final deste ano.

Fonte: Embrapa Foto: Antonio Luiz Heberlê