Embrapa destaca importância dos Censos Agropecuários do IBGE em evento de Estatística

Embrapa destaca importância dos Censos Agropecuários do IBGE em evento de Estatística

Os Censos Agropecuários realizados pelo IBGE são considerados uma fonte essencial de dados para a Embrapa, utilizados tanto como insumos para pesquisas quanto para o planejamento estratégico. Essa relevância foi destacada pelo pesquisador Alfredo Luiz, da Embrapa Meio Ambiente, que há muitos anos analisa esses dados em diversos projetos.

Na Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria – 68ª RBras, evento da área de Estatística, Luiz apresentou uma palestra enfatizando a importância dos censos e a necessidade de sua realização periódica com qualidade. Ele destacou que a comunidade científica, especialmente aqueles envolvidos com dados agropecuários, se beneficia significativamente ao apoiar o IBGE na condução do Censo Agropecuário. Durante sua apresentação, Luiz também enfatizou a importância da realização do décimo segundo Censo Agropecuário brasileiro, previsto para 2026.

Além da palestra, o pesquisador expôs um trabalho na sessão de pinturas, que se baseou em parte, nos dados censitários de 2006 e 2017. Luiz ressaltou a complexidade do estudo dos dados gerados pelos censos, considerando que o Brasil possui mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários, distribuídos em 5.570 municípios. 

Ele destacou a importância da visualização de dados quantitativos como uma ferramenta essencial para lidar com grandes volumes de informações, desde que acompanhado de um conhecimento aprofundado sobre a natureza dos dados e os objetivos da análise.
Expressando sua paixão pela análise de dados, Luiz afirmou que “sem dados são impossíveis planejados e decididos; com dados, quase tudo é possível”, enfatizando a importância de dados precisos e bem interpretados para a tomada de decisões.

Os trabalhos foram apresentados na 68a RBras , que ocorreu entre 29 e 31 de maio de 2024, em Piracicaba, SP. O tema desse ano foi a “Ciência de Dados, Estatística e a Pós-Graduação: oportunidades e desafios”. 

Fonte: Embrapa Foto: Arquivo pessoal