Conscientização e preservação ambiental  foramdestaques na abertura da Semana do Meio Ambiente

Conscientização e preservação ambiental  foramdestaques na abertura da Semana do Meio Ambiente

Ação incentiva a reflexão sobre os desafios ecológicos e climáticos enfrentados em Rondônia

Com o objetivo de despertar a consciência coletiva sobre a importância da preservação ambiental para o bem-estar, bem como, incentivar a reflexão sobre os desafios ecológicos e climáticos enfrentados na região, o governo de Rondônia realizou na semana passada (3), a abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento para apresentar o plano de trabalho da semana e compartilhar as ações que foram desenvolvidas até sexta-feira (7), ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), e contou com a presença de autoridades e parceiros.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Semana do Meio Ambiente representa uma oportunidade para conscientização e preservação do equilíbrio ecológico. “O governo estadual tem implementado iniciativas e campanhas para promover não apenas a conscientização, mas também para demonstrar como efetivamente realizar essas ações, incentivando uma mentalidade de cuidado ambiental”, ressaltou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, as atividades promovidas durante a Semana do Meio Ambiente, que incluem palestras nas escolas e ações práticas, são fundamentais para estreitar os laços entre as pessoas e o meio ambiente, além de promover práticas sustentáveis. “É por meio da educação e do envolvimento da comunidade que podemos construir um futuro mais sustentável e equilibrado para todos”, enfatizou.

Durante a abertura, foi apresentado o plano de trabalho da semana

e compartilhado as ações que serão desenvolvidas

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Deigna Lais Oliviak, o evento representa uma oportunidade para aprender como cada um pode contribuir para um mundo mais sustentável. “A Semana do Meio Ambiente oferecerá palestras, atividades práticas e iniciativas educativas, abordando temas cruciais como o combate às queimadas e a produção de mudas. A participação da comunidade é essencial para fortalecer a iniciativa em prol do meio ambiente”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

A programação incluiu distribuição de mudas visando estimular a ideia de reflorestamento; atividades realizadas em um shopping da Capital, localizado na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com exposição de artesanato produzido por comunidades indígenas, distribuição de mudas e materiais informativos, exibição de animais taxidermizados e uma apresentação cultural de dança de carimbó, que foi apresentada pelo grupo do Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho (CCI).


Fonte: Secom   Texto: Adenilson Florentino Fotos: Milton Wanzeller e Nilson Santos