Rondônia alcança o 1º lugar nacional em crescimento na alfabetização infantil
Pilar fundamental para o alcance dos resultados, o Programa de alfabetização ProAlfa Rondônia surgiu como resposta à necessidade de aprimorar os resultados na alfabetização, através da colaboração efetiva entre o governo estadual e os municípios. Atualmente, cerca de 77% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental são atendidos pelas redes municipais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, um dos pontos-chave do programa é a integração entre as redes estadual e municipal que ofertam esses anos letivos. “O ProAlfa Rondônia representa um compromisso sólido e abrangente com a educação, promovendo a alfabetização e o desenvolvimento integral dos estudantes rondonienses. Essa vitória é resultado das ações e dos investimentos do governo do estado na educação, que é a base para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou.
A secretária executiva do MEC, Maria Izolda Cela reconheceu o esforço e dedicação dos envolvidos, destacando a importância da atuação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), TCE-RO, gestores educacionais, professores e técnicos para o alcance do resultado. “Quando estive em Rondônia, vi todo o potencial que o estado tinha e tem de alcançar essa primeira vitória”, frisou.
PROALFA RONDÔNIA
O programa beneficia aproximadamente 53 mil alunos, sendo 45 mil no 1º e 2º ano, e 8 mil do 3º ao 5º ano, que ainda não estão alfabetizados. Além disso, o programa contempla 1.300 professores que lecionam no 1º e 2º ano, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, celebrou os resultados. “O sucesso do ProAlfa Rondônia, em colaboração com o TCE e outras instituições, mostra que estamos no caminho certo. Continuaremos a trabalhar juntos para assegurar que todas as crianças de Rondônia tenham acesso à educação”, pontuou.
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi fundamental para os recentes avanços educacionais em Rondônia. Implementado em 606 escolas, e envolvendo mais de 4,5 mil profissionais, o programa beneficia diretamente 58 mil alunos.
Segundo o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), a proporção de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa nas redes municipais aumentou de 45% em 2022, para 68% em 2023. A porcentagem de estudantes com nível abaixo do básico caiu de 26% para 12%, enquanto aqueles em estágio avançado, subiram de 17% para 35%. Municípios como Itapuã do Oeste atingiram 100% de alunos com aprendizado adequado, com avanços também notáveis em Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste, Costa Marques e Cujubim.
ADESÃO E AÇÕES
A adesão voluntária das 52 redes municipais de ensino e da rede estadual ao Paic, combinada com a articulação do TCE-RO, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e a gestão educacional, destaca a eficácia do trabalho conjunto.
Iniciativas complementares como a Busca Ativa Escolar (BAE) e o Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO) reforçam esses esforços. Com a universalização do Paic e a colaboração contínua de todos os envolvidos, Rondônia está a caminho de cumprir, antecipadamente, a meta do MEC de alfabetizar pelo menos 80% das crianças até 2030.
Confira o anúncio do resultado de Rondônia no crescimento na alfabetização de crianças, acessando o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=hy_T9DCZ2GM
Fonte: Secom Texto/Foto: Ananda Carvalho