Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa: novidades e oportunidades para pequenos produtores
A 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, tem como foco principal as agroindústrias. A feira é realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e tem como tema “Agricultura da Amazônia”.
Referência para a agricultura familiar, a organização da Rondônia Rural Show Internacional montou o Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa. A infraestrutura ocupa um pavilhão com uma área de 647 metros quadrados, para 45 expositores. A estrutura conta com balcões, energia e internet, e será disponibilizada para a comercialização dos produtos oriundos de processamentos agroindustriais. Os visitantes poderão encontrar itens de panificação, iogurtes, queijos e derivados, defumados, mel, frutas desidratadas, polpas de frutas, biscoitos, doces, salames, chocolates, café, derivados de coco e aves.
Além da comercialização, os produtores familiares e o público poderão acompanhar ciclos de palestras e oficinas de diversos segmentos, com destaque para Filetagem de Peixe, agendado para os dias 20 e 24; Produção de Chocolates, no dia 22; Degusta Rondônia, que abordará a qualidade e sustentabilidade dos Robustas Rondônia, no dia 23 de maio.
Uma das palestras mais aguardadas é sobre o crédito presumido do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove). Acompanhe a programação completa da rondoniaruralshow.ro.gov.br.
PROVE
Criado pela Lei nº 4.584 de 18 de setembro de 2019, o Prove é uma certificação da agroindústria familiar, que estimula a atividade econômica, e garante isenções pontuais no setor. Os benefícios incluem prioridade no serviço de assistência da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO); tratamento diferenciado e simplificado na emissão de taxas para regularização junto aos órgãos de inspeção; taxas e/ou tarifas emitidas para análise de água e efluentes têm tratamento diferenciado; diferenciação em atos regulatórios e fiscalizatórios de produção e comercialização dos produtos das agroindústrias; além de condições especiais para acesso ao crédito e à programa de fomento ao desenvolvimento econômico.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a certificação do Prove traz inúmeros benefícios para o produtor, promovendo a venda de seus produtos, e garantindo crédito e isenções.
EXPECTATIVAS E NOVIDADES
Para o titular da Seagri, Luiz Paulo, a Rondônia Rural Show Internacional deste ano mostrará o vigor do agronegócio do Norte brasileiro, inclusive dos pequenos produtores rurais, que têm uma grande oportunidade de aumentar suas rendas. “O público conhecerá as novidades para o setor rural e teremos vários ciclos de palestras e oficinas, além de produtos direto da roça, no Pavilhão da Agricultura do Campo à Mesa”, afirmou.
O coordenador da Rondônia Rural Show, Janderson Dalazen, falou da expectativa dos produtores para a feira deste ano. “Estamos preparando o evento para garantir conforto, segurança, boas vendas e troca de conhecimentos, por meio das palestras e oficinas que serão realizadas”, destacou.
Fonte: Secom Texto: Jean Carla Costa e Gerson Costa Fotos: Daiane Mendonça