Rondônia, Acre e Mato Grosso firmam parceria para compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança
Rondônia faz compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança pública com Mato Grosso e Acre
Com o intuito de reforçar a segurança pública, o Governo de Rondônia assinou um Acordo de Cooperação com os estados do Acre e Mato Grosso, para o compartilhamento de sistemas e tecnologias de Segurança Pública, visando intensificar o combate à criminalidade. A assinatura ocorreu em Rio Branco (AC), por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Segundo o titular da Sesdec, Felipe Vital, a partir de agora, os três estados estarão interligados, compartilhando sistemas e tecnologias de Segurança Pública, com acesso remoto disponível para os servidores da área em cada estado. “Rondônia, situada entre o Acre e Mato Grosso, funciona como corredor terrestre entre os dois estados. nosso objetivo é combater ações criminosas que coloquem em risco a população. Estamos fazendo isso em conjunto, para que os resultados sejam cada vez maiores. Os três estados compartilham desafios semelhantes na luta contra o crime e por isso a necessidade de integrar os sistemas”, pontuou.
AÇÕES INTEGRADAS
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, enfatizou o desejo de compartilhar essas tecnologias com o maior número possível de estados, destacando que o acesso às tecnologias proporcionará a intensificação das ações integradas de fiscalização nas regiões fronteiriças entre os estados.
O secretário de Segurança do Mato Grosso, César Augusto de Camargo Roveri ressaltou a importância do acordo, destacando que possibilitará a ampliação das ações integradas em segurança pública, através do compartilhamento de experiências, trabalho de inteligência, operacional e tecnológico, incluindo sistemas inteligentes e monitoramento por câmeras.
“Estamos disponibilizando todo suporte para Rondônia e Acre, com o envio de policiais especializados para ampliar ainda mais esse trabalho, que já vem sendo feito nas fronteiras. Nosso objetivo é reduzir a criminalidade, e os dois estados podem contar com o Mato Grosso”, destacou o secretário do Mato Grosso.
Fonte: Secom Texto: Priscila Souza Fotos: Dhárcules Pinheiro/Sejusp Acre