Detran Rondônia, exemplo de gestão de qualidade nas atividades de trânsito
Ação educativa lúdica para orientar crianças sobre comportamentos seguros no trânsito
Responsável pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com serviços de educação para o trânsito; fiscalização; habilitação de condutores; serviços para veículos e produção de estatísticas, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) tem executado suas atividades com qualidade, eficiência e transparência aos rondonienses.
ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO
Com ações voltadas para estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio, educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) realizam, diariamente em todo Estado, atividades lúdicas e palestras com objetivo de educar crianças, adolescentes e jovens quanto à importância em obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro.
PROJETOS
Com o projeto Condutor Legal, voluntários da EPT promovem paradas educativas. O projeto Motorista Camarada orienta os condutores de veículos e motos quanto à atenção ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), destacando comportamentos seguros no trânsito, tais como:
Um público de 523.291 pessoas foram alcançados em todo o Estado, com as ações da Escola Pública de Trânsito.
CURSOS E APERFEIÇOAMENTOS
Organizados em uma perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimento de temas como direção defensiva; relacionamento interpessoal; noções de primeiros socorros; respeito ao meio ambiente; convívio social e legislação de trânsito.
A EPT também ofertou cursos de formação e atualização de motoristas especializados, entre eles:
De janeiro a novembro, 2.060 profissionais foram contemplados pelos cursos ofertados pela EPT em Rondônia.
FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Foram adotadas medidas para garantir segurança ao trânsito. A Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) realizou ações de fiscalização ordinárias: ostensiva; convencional; escolar; patrulhamento ostensivo; monitoramento perimetral; Duas Rodas, Uma só vida!, Quatro Rodas, Uma só vida!; e ainda operações especiais, como a Lei Seca e apoio logístico a grandes eventos. Foram 705 ações realizadas pela Dtfat de janeiro a novembro, totalizando a abordagem de 74.683 condutores.
HABILITAÇÃO
Os avanços da Diretoria Técnica de Habilitação (DTH) estão na implantação da Prova Prática de Direção Veicular – Digital em todo Estado; mudança de local para realização da Prova Prática de Direção Veicular das categorias A e B, passando para um local mais adequado e humanizado em Porto Velho; realização de Encontros Pedagógicos regionalizados e treinamentos Extraordinários – Reciclagem direcionada aos Centros de Formação de Condutores – CFCs com índice baixo; implantação da Central de Habilitação no site oficial do Detran/RO;investimento de R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) para aquisição de novas pranchas de elevação para melhorar a aplicação da prova prática de direção veicular – categoria A.
NÚCLEO DE CIRETRANS E POSTOS AVANÇADOS
Responsável em subsidiar o trabalho das 72 unidades do Detran, o Núcleo de Ciretrans e Postos Avançados realizou, juntamente às coordenadorias subordinadas, encontro virtual de Chefes de Ciretrans e Postos Avançados do Estado, de todas as unidades de atendimento do Detran/RO.
No 1° semestre de 2023, com a participação do diretor-geral e diretor adjunto, e apoio da Diretoria Técnica de Habilitação (DTH) foi realizada a inclusão dos serviços:
A chefe do Núcleo de Ciretrans e Postos Avançados, Danúbia Cristina de Almeida explicou que, no período de janeiro a novembro de 2023, o Departamento realizou 703.656 atendimentos.
INVESTIMENTOS
Contribuindo com a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários e servidores, a Diretoria de Engenharia Civil e Patrimônio (Direp) fez reforma nas Circunscrições Regionais de Trânsito de Alto Paraíso, Monte Negro, Alto Alegre dos Parecis, Vilhena, Alta Floresta e Campo Novo de Rondônia. Também foram reformadas as pistas de teste prático de direção veicular de Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Alta Floresta d’Oeste, com investimento de mais de dez milhões de reais.
A municipalização do trânsito é outro importante investimento que o Detran tem aplicado, formando parcerias com os municípios a Diretoria Técnica de Engenharia de Tráfego (Ditet) têm celebrado convênios para implantação de sinalização horizontal e vertical, tornando o trânsito mais seguro com investimentos de mais de 2 milhões de reais.
OUVIDORIA-GERAL
Com apoio das Diretorias Gerais, Adjunta e Executiva, a Ouvidoria Geral do Detran/RO, destacou-se como um setor de grande valia para a participação social, contando com o envolvimento popular em suas demandas e manifestações, que de forma transparente, resultou em elogios quanto às práticas adotadas.
Desde maio, a Ouvidoria Geral do Detran tem executado diligências educacionais com os servidores, estagiários e colaboradores, buscando práticas inovadoras de gestão através de iniciativas direcionadas à melhoria na prestação de serviços públicos de qualidade, como:
- Redução de gastos e geração de satisfação à sociedade, compreendendo campanhas de Combate ao Assédio Moral e Sexual,
- Ouvidorias Itinerantes;
- Concurso Ciretran Nota 10, realizando também pesquisas e monitoramento da qualidade no atendimento ao público e conscientização dos gestores quanto aos indicadores coletados pela Ouvidoria, visitas às Ciretrans e Postos Avançados, com atividades de escuta individual;
- Palestras direcionadas ao Combate e prevenção de Assédio Moral e Sexual.
As ações aconteceram em parceria com a Corregedoria Geral do Detran, esclarecendo as dúvidas relacionadas ao tema e à legislação.
Humanizando o serviço público, a Ouvidoria Geral tem trabalhado para ser a voz e ajuda aos servidores, que são de valia e talento em lidar com todos os problemas que ocorrem no dia a dia. “Finalizamos as ações proporcionando um Café com a Ouvidoria, ação que orientou servidores do atendimento e administrativo sobre a saúde mental e os riscos do assédio no âmbito do trabalho, e concluímos o ano com a missão de transformar as Ouvidorias em espaços democráticos, promovendo a justiça social onde acolhemos pessoas, encaminhamos demandas e propomos simplificação e modernização de serviços”, ressaltou a ouvidora Geral do Detran/RO, Hellen Florêncio.
Fonte: Secom Texto: Jarlana Davy Fotos: Miro Costa e Jarlana Davy