Pesquisadores atualizam conhecimentos em fertilidade do solo
A Embrapa Tabuleiros Costeiros promoveu, no mês passado, o curso presencial ‘Atualização em Fertilidade do Solo’, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Com duração total de oito horas, o curso aconteceu durante todo o dia no auditório da Unidade da Embrapa, em Aracaju, e reuniu cerca de cem participantes, entre consultores, assistentes técnicos, professores e estudantes de ciências agrárias do estado.
A capacitação teve como principal objetivo atualizar os participantes em temas que são fundamentais para o entendimento dos conceitos de fertilidade do solo e sua aplicação, como elementos essenciais e benéficos às plantas cultivadas, acidez do solo e recomendações de corretivos, fundamentos das análises de solo e folha para fins de recomendação de fertilizantes, solos salinos e sódicos do Semiárido sergipano e fertilizantes minerais e orgânicos.
A programação contou com apresentações de pesquisadores da Embrapa e do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS, com discussões técnicas aprofundadas e oportunidade para perguntas e intervenções dos participantes.
O pesquisador Lafayette Sobral, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, uma das maiores autoridades em fertilidade do solo do país e coordenador técnico do curso, ressaltou que Sergipe possui uma diversidade grande de solos, quase todos com baixa fertilidade, o que demanda dos produtores, consultores e assistentes conhecimento técnico e boas práticas de manejo para garantir maior produtividade nas lavouras e pastagens.
Além de Lafayette, os participantes assistiram a apresentações técnicas dos professores da UFS Pedro Viegas, Marcos Barreto, Airon Silva e Aline Vasconcelos.