Ação no Centro de Reabilitação de Rondônia realizou mais de 90 atendimentos para diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista

Ação no Centro de Reabilitação de Rondônia realizou mais de 90 atendimentos para diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista

Equipe em neuropediatria diagnosticou 78 crianças com algum tipo de transtorno

Para realizar diagnósticos precoces do Transtorno de Espectro Autista – TEA, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realizou a semana do “Fecha Laudo”, entre os dias 10 e 14 julho, no Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero. Cem crianças foram selecionadas na fila do Sistema Nacional de Regulação – Sisreg, que já estavam em acompanhamento com profissionais da equipe multiprofissional, investigando o transtorno e aguardando por consulta com o neuropediatra; 94 delas compareceram ao Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero para a avaliação.

O neuropediatra, especialista em TEA, Raul Rodrigo Arteaga Raduan diagnosticou 78 crianças com algum tipo de transtorno, entre eles, casos moderados e graves classificados como níveis 2 e 3 do Transtorno de Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e Deficiência Intelectual – DI. Dos 100 atendimentos, compareceram 94 crianças, que foram atendidas e 81 tiveram diagnóstico para os transtornos.

Durante a ação, as crianças foram atendidas também pelo neuropsicólogo, Francisco Carlos da Silva Lins. Também estiveram presentes profissionais do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transporte – DER, para emissão do Passe Livre Estadual, e profissionais da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, para identificar crianças que estavam fora do ambiente escolar e promover a inclusão.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou sobre a importância dessa assistência para a população. “Visamos atender os pacientes que estão na fila de regulação para consulta e diagnósticos, a ação consegue promover o tratamento mental precoce e evitar sofrimento para as crianças”.

Segundo o Ministério da Saúde – MS, a detecção precoce de sinais e sintomas de transtornos mentais, que prejudicam o funcionamento habitual, permite o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e tratamento em saúde mental.

A continuidade do tratamento dos casos detectados durante a ação será realizada no Cero para acompanhamento com médico especialista e equipe multiprofissional do serviço.

Fonte: Secom   Texto: Lara Lívia  Fotos: Johnatan Kalawine