Inteligência de negócios para a tomada de decisão reforçada com ações da Setic
A expansão do desenvolvimento e a implementação de soluções digitais, para apoiar a tomada de decisão baseada na Inteligência de Negócio têm sido fortalecidas pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação – Setic, permitindo fácil interpretação dos dados, bem como contribuindo para a definição de estratégias efetivas de políticas de governo, públicas e gerenciais.
O coordenador de Análise e Gestão de Dados, Pedro Gomes, enfatiza que a Setic possui um setor que atua no processo de coleta, identificação, organização e monitoramento de dados, em parceria com diversos setores do Poder Executivo.
“Nossos analistas estudam a solução mais adequada para a demanda e tratam de identificar quais fontes de dados podem ser utilizadas e combinadas para gerarem informações precisas e integrarem estas fontes. Por fim, elaboram painéis gerenciais de controle (dashboards) que permitam interpretações, inferências e decisões baseadas em inteligência de negócio. Os dados podem ser extraídos de sistemas mantidos pela Setic ou a partir de dados mantidos por terceiros, a partir da definição de parcerias entre órgãos. Também é recorrente à utilização de dados de fontes abertas conhecidas e/ou de parcerias firmadas com outros entes e até com a iniciativa privada”, explicou o coordenador.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que a Setic desempenha um papel fundamental quanto à coordenação, padronização e organização da Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Executivo. “É essencial a análise de dados para a gestão pública, assim podemos contribuir mais com a população, ter uma gestão mais integrada, ofertar uma maior transparência e aplicar ações preventivas”, pontuou.
Uma das parceiras, a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, passou a utilizar diversas soluções baseadas em inteligência de negócio, como painéis e relatórios gerenciais, além de painéis de monitoramento. Destacam-se as soluções para acompanhamento dos processos de Aposentadorias e de Pagamento de Verbas Rescisórias. Ambas as ferramentas se baseiam nos dados de tramitação de processos do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, para identificar o tempo entre a abertura e resolução de uma demanda, possibilitando a identificação de etapas mais demoradas e assim permitir a definição de uma melhor estratégia para melhoria nos fluxos relacionados.
DESEMPENHO
Outra parceira, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas, utiliza soluções para acompanhar e monitorar a distribuição de refeições nos restaurantes credenciados no programa “Prato Fácil”. Nesta solução é possível identificar com grande facilidade a quantidade de refeições distribuídas no Estado, por município e até por restaurante, assim como o período entre refeições servidas, tempo de fila.
Outra solução recente oferecida pela Setic é a coleção de painéis gerenciais do programa “Mesa Limpa”, que utiliza metadados Sistema Eletrônico de Informações – SEI para mensurar a produtividade na tramitação de processos e documentos. Cada painel é cuidadosamente configurado para atingir objetivos determinados pela unidade solicitante. Assim é possível aferir o desempenho dos setores de uma secretaria, bem como descobrir gargalos na tramitação de processos.
O diretor técnico da Setic, Abdenildo Sobreira, destacou que a Setic tem como propósito prover soluções digitais para conectar pessoas ao Estado. “Os parceiros das outras secretarias ficam empolgados quando começam a enxergar as possibilidades criadas pelo bom aproveitamento dos seus dados, otimizando tempo, pessoas e processo. Ficamos felizes em contribuir para que o Governo do Estado se torne cada vez mais eficiente e produtivo.”
Fonte: Secom Texto: Valéria Rodrigues Fotos: Valéria Rodrigues