Fhemeron convoca doadores em Vilhena para manter estoque de bolsas de sangue neste final de ano
Responsável por fazer a captação, sorologia e distribuição de sangue por todo o Estado de Rondônia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron em Vilhena está com o estoque de bolsas de sangue em baixa, neste final de ano. As bolsas de sangue são destinadas a pessoas vítimas de acidentes de trânsito, as quais são atendidas com alguma cirurgia eletiva ou outra situação mais imediata.
A responsável pela captação de doadores de sangue e medula óssea da Fhemeron de Vilhena, Michely Toledo relata que, com o período festivo e de muitas chuvas no município, o comparecimento dos doadores caiu de forma significativa. “O sangue não pode ser substituído por outro medicamento, por isso, precisamos neste momento de muita solidariedade da população, pois a doação salva vidas”.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha pede que “mesmo diante das festas de final de ano, as pessoas que tenham os requisitos necessários, realizem a doação de sangue, independentemente dos tipos, pois uma bolsa pode salvar até quatro vidas”.
FUNCIONAMENTO
Em Vilhena, a Fhemeron estará funcionando normalmente durante toda esta semana, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O Hemocentro Regional de Vilhena fica localizado na Avenida Jô Sato, n° 405, Bairro Jardim América – contato: (69) 3321-5147.
Em Porto Velho, a Fhemeron funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial – contato: (69) 3216-2234. O Estado também conta com unidades em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná, com os endereços disponíveis no Portal da Fhemeron.
COMO DOAR SANGUE?
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
- Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
- Ter peso acima de 50kg;
- Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
- Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Fonte: Secom Texto: Richard Neves Fotos: Frank Néry e Hermes Rafael