CAS debate estudo sobre uso de medicamento na gravidez

CAS debate estudo sobre uso de medicamento na gravidez
Iniciativa do senador Eduardo Girão, audiência pública vai discutir possíveis riscos do uso de paracetamol em mulheres gestantes

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado agendou audiência pública interativa para hoje, quinta-feira (15), às 9h30. A finalidade da reunião é debater pesquisa publicada no ano passado sobre possíveis riscos do uso do medicamento paracetamol durante a gravidez.

De acordo com o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que pediu a audiência pública (REQ 64/2022-CAS), a pesquisa foi publicada na revista Nature Reviews Endocrinology e faz recomendações sobre o uso, além de alertas sobre possíveis riscos a gestantes que usam o medicamento.

“Apesar de ser visto como seguro durante a gestação, uma nova recomendação alerta para possíveis danos ao desenvolvimento do bebê. (…) Embora os estudos não sejam conclusivos e não comprovem uma ação direta do paracetamol, as evidências observadas foram consideradas suficientes para que o alerta fosse emitido. Assim, o consenso entre os especialistas envolvidos na pesquisa é que o medicamento seja usado com cautela, pelo menor tempo possível, menores doses, sempre com recomendação médica e em caso de máxima necessidade”, afirma Girão em seu pedido.

A reunião, semipresencial, será na sala 9 da Ala Alexandre Costa. O atual presidente da CAS é o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte/Foto: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *