Porto Velho: 107 anos de instalação
Prefeito Hildon Chaves destaca as melhorias para a população
Porto Velho, um dos municípios mais importantes da Amazônia, completou 107 anos de instalação onte, (24). A cidade, que nasceu junto à lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), segue sendo construída por pessoas de diversas localidades.
Composta por brasileiros de todas as regiões Brasil, Porto Velho experimenta um desenvolvimento econômico e cultural em franca expansão. A cidade é hoje um ponto estratégico da hidrovia do rio Madeira, uma das mais importantes do Brasil, por onde passa cerca de 70% de toda riqueza produzida em Rondônia, pelo Oceano Pacífico, em direção a outros países.
AVANÇOS
Ao destacar a importância da data e parabenizar a cidade, o prefeito Hildon Chaves fala das muitas fases que Porto Velho passou até chegar ao estágio atual, com o empenho da população, dos servidores do município, bancada federal, estadual e municipal.
“Porto Velho vive um momento de euforia, de muita felicidade e de muitas realizações. Um exemplo é o recorde de 250 quilômetros de ruas asfaltadas em nosso primeiro mandato. E mais de 120 quilômetros no primeiro ano da segunda gestão, entre recapeamento e asfalto novo”, explica.
Além da infraestrutura, o município também experimenta investimentos em seus distritos e áreas prioritárias. “Implementamos melhorias em todos os distritos e reformas nas escolas e unidades de saúde, entre outros avanços. Porto Velho, hoje, é uma cidade mais limpa, mais humana, mais iluminada, mais humanizada, é uma cidade que entrega cidadania e respeito a todos os porto-velhenses”, afirma.
DEPOIMENTO
Filho de ferroviário, Lord Jesus Brown, de 73 anos, trabalha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) desde 1972. Ele fala com orgulho desse importante patrimônio histórico e do amor que sente pela cidade e pela lendária ferrovia.
Conta que o pai dele, Lord Aynold Brown, natural da colônia inglesa de Granada (atual Barbados), chegou em 1901 para trabalhar na construção da EFMM. Posteriormente, atuou como telegrafista e também ajudava a abastecer as locomotivas na estação construída no distrito de Abunã, onde Lord Brown nasceu.
“Quando a gente mudou para a cidade, Porto Velho ainda era muito pequena e terminava na rua Joaquim Nabuco. Tinha muitas carroças. Tudo era precário. E, hoje, vemos o resgate do nosso patrimônio, através da Prefeitura”, afirma.
HISTÓRIA
Conforme relata o professor e historiador Dante Fonseca, o município de Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, pelo então governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, já que fazia parte do município amazonense de Humaitá.
Em 24 de janeiro do ano seguinte (1915) foi realizada a instalação do município, tendo como primeiro prefeito o major do Exército Brasileiro, Fernando Guapindaia. “A solenidade de instalação aconteceu às 9h, na residência do Intendente Manoel Félix de Campos, localizada no que hoje é a rua Barão do Rio Branco”, disse.
Texto: Augusto Soares Foto: Leandro Morais