Cacoal: Governo de RO fomenta cadeia produtiva com Feira Robustas Amazônicos
A abertura da Feira Robustas Amazônicos realizada dia 24, em um hotel resort, localizado na Linha E, Lote 65, Setor prosperidade, em Cacoal, deu início a uma programação especial de três dias, com entrada gratuita, onde o governo de Rondônia, os cafeicultores associados da região das Matas de Rondônia (Caferon), e parceiros promoveram os cafés de Rondônia, premiados nacionalmente pela sustentabilidade e alta qualidade, e referência no Brasil, com selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o qual comprova que o produto rondoniense se sobressai nacionalmente.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento celebra a força da cafeicultura de Rondônia, pois o estado tem produzido cafés de excelência para o mercado global e se tornou o 2º maior produtor de Café Robusta do Brasil, sendo responsável por mais de 90% do café produzido em toda a região Amazônica.
‘‘Os produtores de Rondônia estão se dedicando para produzir os melhores cafés do mundo, um café sustentável, de alta qualidade, e a Feira é uma forma de contribuir com conhecimento e valorizar esses produtores, além de dar oportunidade para que o público possa conhecer, degustar e apreciar os cafés do estado’’, salientou o governador.
ATRATIVOS
Os cafés de Rondônia são conhecidos como robustas amazônicos, e destacam-se com um sabor inigualável, com destaque para os seguintes atributos:
- doce, frutado, com toque de chocolate, caramelo;
- floral, um café suave e marcante que poderá ser degustado e adquirido durante a Feira.
Além de fomentar os negócios, o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, explica que, a primeira Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia foi marcada por troca de experiência entre os produtores e palestras para promover a inovação e melhorias no cultivo.
O evento incluiu, também, no encerramento da programação, dia 26, o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), com a premiação dos melhores cafés do estado, promovido pelo governo do estado. Uma forma de reconhecer e valorizar cafeicultores que se dedicam em produzir com respeito ao meio ambiente e têm compromisso com a qualidade do café.
ACOLHEDOR
O secretário Luiz Paulo destacou, ainda que, a Feira foi projetada em um ambiente acolhedor para proporcionar aos produtores uma experiência única, e é inspirada na renomada e consolidada feira global Semana Internacional do Café (SIC).
‘‘Preparamos uma programação cheia de exposições de equipamentos agrícolas, palestras, tecnologias; visitas técnicas; degustação; rodada de negócios, e acolhimento, onde os produtores e visitantes receberam café da manhã, almoço e lanche da tarde, gratuitamente, para poder aproveitar durante todo o dia os atrativos da Feira. Temos certeza que esse evento fortaleceu, ainda mais, a cafeicultura do estado de Rondônia’’, ressaltou Luiz Paulo.
Fonte: Secom Texto: Vanessa Moura Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry