Rede de atendimento ao câncer de mama é fortalecida pelo governo de RO com políticas públicas e atendimento humanizado
O Hospital de Base é o centro de referência no tratamento de câncer em Rondônia
O governo de Rondônia tem ampliado as políticas públicas de combate ao câncer de mama, por meio de parcerias com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e instituições privadas. Programas de conscientização, como as campanhas do “Outubro Rosa”, têm contribuído para disseminar a importância do diagnóstico precoce e ampliar o acesso à mamografia em todo o estado.
As ações acontecem por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que vem trabalhando na capacitação de profissionais do setor e fortalecendo a detecção precoce da doença.
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontam para cada ano do triênio 2023-2025 estimativas de 73.610 casos novos, taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, é a principal referência estadual no tratamento do câncer de mama, oferecendo quimioterapia, radioterapia, exames de imagem como mamografias, e cirurgia oncológica. Em 2008, o hospital firmou uma parceria com um hospital particular para ampliar os serviços oncológicos de apoio, como consultas especializadas e exames, consolidando-se como um pilar do atendimento oncológico no estado.
O Hospital de Amor Amazônia, também em Porto Velho, é um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que atua como suporte essencial na rede, oferecendo quimioterapia, radioterapia, exames de imagem e cirurgias oncológicas. No interior, o Hospital Regional de Cacoal atua como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), desempenhando um papel vital na descentralização dos tratamentos, a fim de reduzir o deslocamento de pacientes para a capital e ampliando o acesso a terapias e diagnósticos em regiões mais afastadas.
A coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas, enfermeira Daniele Cardoso destacou que, uma das prioridades da rede de saúde em Rondônia é oferecer atendimento humanizado e integral para pacientes com câncer de mama. “As unidades de atendimento ao câncer de mama recebem as mulheres não apenas para cuidados clínicos, mas também emocionais e psicológicos. Esse acolhimento é feito por equipes multidisciplinares, que incluem psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros capacitados para oferecer um atendimento focado nas necessidades individuais de cada paciente.”
O Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) também é uma extensão desse acolhimento. Oferece cuidados paliativos e acompanhamento contínuo para pacientes em fases avançadas da doença, que preferem receber tratamento em casa, ao lado de suas famílias. “Esse serviço permite maior conforto e qualidade de vida para muitas mulheres em Rondônia”, ressaltou Daniele.
FORTALECIMENTO DAS INICIATIVAS DE SAÚDE
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, por meio da Sesau, o governo do estado tem fortalecido a rede de atendimento, tornando-a mais eficiente e humanizada para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama. “Avanços terapêuticos e maior acesso ao tratamento e às ações de detecção precoce resultam em ganhos na sobrevida das mulheres, fazendo do câncer de mama uma doença com bom prognóstico quando diagnosticada e tratada precocemente.”
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha afirma que, o governo do estado está investindo na modernização de equipamentos na unidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), para diagnósticos e tratamentos, melhorando a capacidade de resposta da rede de oncologia. “O objetivo é expandir ainda mais o número de atendimentos e reduzir o tempo de espera para exames e tratamentos. Estamos trabalhando para que mais mulheres tenham acesso ao atendimento necessário em tempo hábil”, salientou.
Fonte: Secom Texto: Camila Lima Fotos: Kely Bauer, Lara Lívia e Arquivos Sírio Libanês