Programa de aprimoramento, liderança e estratégia dos gestores escolares é lançado pelo governo de RO

Programa de aprimoramento, liderança e estratégia dos gestores escolares é lançado pelo governo de RO

 

Abertura reuniu cerca de 200 gestores escolares, coordenadores e gerentes 

Com o intuito de promover o aprimoramento contínuo das competências de gestão, liderança e estratégia dos gestores escolares, foi lançado pelo governo de Rondônia, o Programa Formativo para Gestores Escolares, na semana passada. A solenidade de abertura reuniu cerca de 200 gestores escolares, coordenadores e gerentes, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO),  em Porto Velho. O programa foi criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conta com o apoio e a participação ativa das Coordenadorias de Gestão Escolar e Educação Básica, assim como das Gerências de Formação Pedagógica, Capacitação Técnica e Saúde Ocupacional.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, um dos focos da formação é a aprendizagem dos estudantes. “Nós temos uma boa estrutura nas escolas, realizadas pelo governo. Precisamos focar na parte pedagógica para que o aluno se desenvolva e saia com uma boa formação. É nessa perspectiva que iniciamos o curso para que as escolas trabalhem com indicadores para avaliação externa”, enfatizou.

A capacitação possibilita que o gestor esteja preparado para enfrentar os desafios complexos existentes no ambiente escolar.

Programa foi criado pela Secretaria de Estado da Educação

Para a diretora de ensino da Seduc, Irany Oliveira, a presença dos servidores no programa demonstra que os servidores estão empenhados em melhorar cada vez mais o trabalho de gestão nas escolas. “Estamos apresentando esse projeto para o estado, que tem foco não somente na melhoria da gestão de recursos financeiros, mas sobretudo na gestão do trabalho voltado ao aluno, do trabalho do professor e na gestão de resultados.  Todos esses quesitos serão trabalhados no programa de formação durante os três dias de imersão”, ressaltou.

Hindira de Melo Mendes, diretora da EEEF Branca de Neve, localizada em Porto Velho, destacou que, para ser um bom gestor é necessário estar em constante mudança. “A formação continuada é exatamente isso, o aperfeiçoamento contínuo das habilidades profissionais e sobretudo, emocionais. Como gestora de uma escola, preciso inspirar e motivar a equipe docente para que eles também evoluam.”

O programa oferecido vem para fortalecer a atuação dos gestores nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e contribuir ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para melhorar o desenvolvimento dos estudantes no processo de aprendizado.

Fonte: Secom   Texto: Elaine Santos Fotos: Júlio André