Ferramenta do Detran-RO permite consulta sobre situação de veículos do transporte escolar
Ferramenta de consulta de regularidade de veículos oferece aos responsáveis mais segurança no uso do transporte escolar
Pais ou responsáveis de alunos que utilizam o transporte escolar em Rondônia, podem acessar a plataforma de consulta da regularidade dos veículos que compõem a frota que presta serviço ao estado. A ferramenta, é um serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e está disponível para qualquer pessoa na Central de Serviços do Departamento, através do link https://centralservicos.detran.ro.gov.br/Consulta/VeiculoEscolar. O processo é simples, basta informar a placa do ônibus.
A iniciativa da Diretoria Técnica de Veículos (DTV) tem como objetivo oferecer aos pais ou responsáveis, mais segurança na condução de crianças e adolescentes que utilizam o transporte escolar em todo o estado. O dispositivo é fundamental para proporcionar transparência e demonstra o trabalho do governo de Rondônia na garantia de serviços seguros à população.
Com a consulta, pais ou responsáveis podem verificar a situação regular do veículo, onde é possível constatar se ele passou por vistoria técnica das equipes de fiscalização do Detran-RO. O gestor da DTV, Esli Oliveira ressaltou que, “através da pesquisa, pais ou responsáveis verifiquem irregularidade no veículo, quando está realizando o transporte dos alunos, podendo realizar denúncia às equipes de fiscalização do Detran, e com isso, proporcionar mais segurança e ainda, evitar sinistros.”
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ferramentas como essas contribuem para o processo de transparência e proporcionam mais segurança no trânsito, através das denúncias realizadas pelos pais ou responsáveis dos alunos usuários. A plataforma também reforça o empenho do Departamento em proteger a vida.
OUVIDORIA EM AÇÃO
As denúncias por possíveis irregularidades encontradas por falta de vistoria técnica, podem ser feitas através da Ouvidoria do Detran-RO ouvidoria@detran.ro.gov.br, das Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) nos municípios ou pela Ouvidoria do MPRO através do número 0800.647.3700127.
Fonte: Secom Texto: João Muniz Fotos: Saimon Rio