Embrapa apresenta estudos em controle de doenças pós-colheita e amostragem de solos agrícolas em simpósio de estatística

Embrapa apresenta estudos em controle de doenças pós-colheita e amostragem de solos agrícolas em simpósio de estatística

No 25º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) , realizado no início de agosto, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente realizaram estudos sobre controle de doenças pós-colheita e amostragem de solos agrícolas.

Aline Maia, em colaboração com Daniel Terao, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, apresentou o trabalho intitulado “Analysis of Postharvest Disease Control Experiments”, onde explorou a aplicação de diferentes métodos estatísticos para analisar resultados observados em experimentos que avaliam a eficácia de tratamentos para o controle de doenças em frutas. Maia destacou o uso do delineamento casualizado nesses estudos e discutiu os desafios de lidar com variáveis ​​de resposta que apresentam frequentemente variância zero, o que requer a aplicação de testes computacionais e modelagem de correlações temporais em estudos longitudinais.

Por sua vez, Alfredo Luiz, junto com Cristiano Andrade e Ruan Carnier, também da Embrapa Meio Ambiente, apresentaram o estudo “Gráfico de Blocos e Teste de Sinal para Comparar Formas de Amostragem em Solos Agrícolas”. O estudo analisou amostras de solo de 38 fazendas em 10 estados brasileiros para avaliar a eficácia do comércio na coleta de subamostras de carbono no solo. Luiz ressaltou a importância de investigar as causas das variações nos teores de carbono observados em algumas fazendas, que não estavam relacionadas à forma de coleta.

Luiz também coordenou uma sessão temática sobre o 12º Censo Agropecuário do IBGE, onde foi enfatizada a relevância desse levantamento para a formulação de políticas públicas e estratégias no setor agropecuário brasileiro. Durante a sessão, Flávio Bolliger, ex-coordenador de agropecuária do IBGE e consultor da FAO, apresentou um histórico dos censos anteriores, enquanto Regina Feitosa Dias, do IBGE Ceará, detalhou os desafios da realização de um censo no meio rural. Antônio Genésio Vasconcelos Neto, analista da Embrapa, apresentou exemplos de aplicações dos dados encontrados.

SINAPE 2024 , organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), reafirmou sua importância como principal evento da comunidade estatística brasileira. O simpósio destacou a estatística como uma ciência essencial para o desenvolvimento estratégico, justo e responsável, reunindo especialistas nacionais e internacionais para um amplo debate científico.

Fonte: Embrapa Foto: Arquivo pessoal