Governo de RO avança na política de alfabetização com encontro do ProAlfa

Governo de RO avança na política de alfabetização com encontro do ProAlfa

Evento aconteceu no início do mês, em Porto Velho e contou com a presença dos coordenadores regionais do programa

O governo de Rondônia promoveu um importante encontro para alinhar a Política Estadual de Alfabetização, o Programa de Avaliação da Alfabetização (ProAlfa) Rondônia. O evento, que ocorreu este mês, em Porto Velho, contou com o alinhamento das políticas da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), ProAlfa e do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), e apresentações dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Vinicius de Moraes e Gabriela Mafra.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro teve a presença dos coordenadores regionais do programa, totalizando 54 participantes, três de cada Superintendência Regional de Educação (Super). Durante o evento, foram discutidas estratégias para o monitoramento e a implementação das diretrizes estabelecidas, com foco no aprimoramento das práticas pedagógicas que garantirão a alfabetização de todas as crianças do estado até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o alinhamento das políticas de alfabetização é essencial. “O governo tem investido em iniciativas que buscam garantir que as crianças do estado tenham acesso à educação, desde o início da trajetória escolar, e o ProAlfa é um pilar fundamental ao cumprimento dessa meta”, ressaltou.

Encontro também proporcionou um espaço de escuta

A secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, destacou a relevância da colaboração e do financiamento. “A Renalfa é uma rede de apoio que não existe sem o Proalfa, e estamos felizes com o financiamento que está possibilitando o avanço do programa. Rondônia tem se destacado nas discussões nacionais, e nossas sugestões estão sendo consideradas para facilitar o trabalho de formação. O trabalho tem sido realizado para reduzir a burocracia e garantir uma alfabetização eficiente, evidenciando ainda mais, o estado de forma positiva.”

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Além das apresentações técnicas, o encontro proporcionou um espaço de escuta, visando a troca de experiências entre os coordenadores regionais que compartilharam as boas práticas e desafios enfrentados na implementação do ProAlfa, permitindo um enriquecimento coletivo das estratégias. Durante a escuta, o impacto positivo das políticas de alfabetização nas comunidades escolares foi destaque. Os participantes ressaltaram como o programa tem contribuído para redução dos índices de analfabetismo e ao aumento da qualidade da educação no estado.

Fonte: Secom   Texto/Foto: Ananda Carvalho