Educação e adaptação devem ser pilares da gestão tributária, recomenda especialista
A prática da gestão tributária por advogados empresariais é um diferencial importante para assegurar a sustentabilidade financeira das organizações. A fim de evitar riscos, a educação continuada permite que esses profissionais estejam à frente das novas regulamentações, especialmente em um ambiente na qual as normas fiscais estão em constante mudança.
Além disso, a adoção de uma consultoria tributária pode ser fundamental para, além de permanecer em conformidade e enfrentar os desafios fiscais, aproveitar benefícios que representam economias significativas, impulsionando o crescimento dos negócios.
Segundo Renata Bilhim, advogada tributarista com 25 anos de experiência e ex-conselheira do CARF, a capacitação contínua é indispensável para que os profissionais da área possam identificar e explorar oportunidades oferecidas pela legislação tributária. “Uma consultoria estratégica é fundamental para que as empresas não apenas cumpram as obrigações, mas também para que possam otimizar sua carga tributária de forma legal”, explica.
Consultoria especializada como aliada estratégica
A consultoria tributária especializada inclui a análise detalhada de possíveis teses tributárias, a implementação de estratégias de planejamento tributário e a defesa eficaz em litígios fiscais. “É importante ter uma abordagem consultiva que antecipe e resolva questões tributárias antes que se transformem em problemas financeiros”, aconselha Renata.
Segundo Renata, compartilhar conhecimentos e experiências pode, de maneira mais profunda, tornar o ambiente empresarial mais saudável e competitivo no longo prazo. Por isso, outro aspecto importante da consultoria é a disseminação de boas práticas tributárias. “Manter a documentação precisa e atualizada assegura que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas e preparadas para auditorias”, recomenda.
Investir em cursos e treinamentos garante que a equipe esteja sempre atualizada com as últimas normas. Além disso, é importante promover treinamentos que capacitem profissionais a adotar práticas eficientes e inovadoras na gestão, como a inclusão de ferramentas de análise, por exemplo. “Elas são importantes para monitorar mudanças na regulamentação e ajustar estratégias de acordo”, explica a advogada.
Adaptação às novas regulamentações fiscais
Com as mudanças nas regras fiscais, as empresas precisam, ainda, estar preparadas para se adaptarem às novas regras, garantindo a conformidade e evitando sanções. “Uma abordagem consultiva proativa pode antecipar e resolver questões tributárias antes que se transformem em problemas financeiros significativos”, salienta Renata.
Investir em conhecimento e em consultoria especializada pode não só proteger a empresa de riscos, mas também pode gerar economia e fomentar a inovação dentro do ambiente corporativo. “É mais do que uma necessidade legal, mas um diferencial competitivo que pode transformar desafios tributários em oportunidades valiosas para o crescimento e a sustentabilidade financeira das empresas”, conclui a especialista.
Fonte: Assessoria