Congresso Brasileiro de Soja celebrará 50 anos da Embrapa Soja em 2025

Congresso Brasileiro de Soja celebrará 50 anos da Embrapa Soja em 2025
OX Congresso Brasileiro de Soja será realizado de 21 a 24 de julho de 2025, em Campinas (SP), em uma edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, para aproximadamente 2 mil congressistas, entre pesquisadores, profissionais do agronegócio, produtores e acadêmicos. A Comissão Organizadora do CBSoja está buscando sugestões de tema para o evento, assim como conteúdos para compor a programação técnica.

“Pretendemos debater os principais pilares da cadeia produtiva da soja, com foco na agregação de valor e no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, com base tecnológica e inovação digital”, explica o presidente do CBSoja, Fernando Henning. “Porém, nesta edição especial, que estaremos celebrando os 50 anos da Embrapa Soja, contaremos com os agentes envolvidos com a cultura da soja na construção da programação técnica”, afirma Henning. Desta forma, quem enviar propostas temáticas para o X CBSoja irá receber um voucher, garantindo condições especiais na inscrição. As propostas podem ser enviadas AQUI: cbsoja.com.br

O Congresso Brasileiro de Soja é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul e reúne, a cada três anos, especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo de soja.

Embrapa Soja

A Embrapa Soja foi criada em 16 de abril de 1975, em Londrina (PR). Portanto, estará comemorando 50 anos em 2025. É uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Sua contribuição histórica ao agronegócio da soja no Brasil coloca a Unidade como referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para a cultura em regiões tropicais. Entre suas contribuições estão o desenvolvimento de cultivares adaptadas a regiões de baixas latitudes, o controle biológico de pragmatismo, as técnicas de manejo e conservação do solo, entre outras.

A Unidade também é responsável pela pesquisa de girassol para todo o território nacional e pela pesquisa de trigo, desenvolvida em parceria com a Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR para o Estado do Paraná.