Tripulação cumpre papel fundamental na missão de levar atendimento especializado aos ribeirinhos

Tripulação cumpre papel fundamental na missão de levar atendimento especializado aos ribeirinhos
São oito profissionais responsáveis pela embarcação, garantindo que a viagem seja possível em segurança
Pelas águas escuras do rio Madeira, o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, projeto da Prefeitura de Porto Velho, leva atendimento às comunidades ribeirinhas. A missão, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi realizada no mês passado.

A bordo da expedição, 29 profissionais de saúde dedicam suas habilidades para cuidar dos moradores de São Carlos, Nazaré, Calama e mais 12 comunidades adjacentes. Um trabalho que não se resume apenas aos que curam ou são curados, mas também sobre aqueles que garantem que a viagem até esses locais seja possível, em segurança.

GUARDIÃO

Há duas décadas, Benjamin Ferreira de Oliveira é o comandante do Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho. Contratado pela Prefeitura de Porto Velho em 2002, foi ele quem viajou até Manaus (AM) para buscar a embarcação adquirida em 2003. Desde então, tem liderado a tripulação em cada viagem.

Para Benjamin, a navegação é uma arte que exige habilidade
Para Benjamin, a navegação é uma arte que exige habilidade

Para Benjamin, a navegação é uma arte que exige habilidade, disciplina e atenção constante. “Nós estamos sempre em estado de alerta, independente se a embarcação está navegando ou ancorada. Nossa responsabilidade não é somente com o barco, mas principalmente, com as vidas que transportamos”, explica o comandante.

Para ele, conhecer cada curva e o comportamento do rio é fundamental para encarar os desafios impostos pela água, principalmente no Madeira. “Durante a ‘seca’ são os bancos de areia que nos preocupam e nos exigem atenção máxima. E no tempo da chuva, quando o rio está cheio, nossa preocupação são as tempestades, ventanias, banzeiros e troncos de árvores que representam perigos constantes”, explica Benjamim.

BRAÇO DIREITO

Elson Ferreira também atua no comando do Barco Saúde há 12 anos, é uma espécie de auxiliar de Benjamin, o imediato. Um profissional polivalente, que faz a diferença em diversas frentes de trabalho que a embarcação exige.

Elson Ferreira também atua no comando do Barco Saúde há 12 anos
Elson Ferreira também atua no comando do Barco Saúde há 12 anos

Lembrando de uma tempestade enfrentada durante uma de suas primeiras viagens, Elson relata como o barco teve que ancorar às cegas durante uma noite, em meio a uma forte chuva com rajadas de ventos e sem nenhuma visibilidade.

“Estávamos navegando em direção a Demarcação, quando chegou próximo de Papagaio o tempo fechou, muita chuva e ventania perigosa. Entrando no canal da Ilha de Assunção precisamos encostar na beirada do rio, o problema era conseguir enxergar, pois a visibilidade era zero para ancorar. Foi desafiador, mas deu tudo certo”, relembra Elson.

O serviço essencial da tripulação

A tripulação do Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho é composta por oito profissionais, todos credenciados e habilitados pela Marinha do Brasil em suas devidas funções. Estão divididos entre equipe que trabalha no convés e os responsáveis pela casa de máquina, sendo: um piloto fluvial de marinha mercante, dois contramestres fluviais, dois marinheiros auxiliares fluviais, um marinheiro fluvial de máquina, um marinheiro auxiliar de máquina e um cozinheiro fluvial.

Pedro Rogério Rosa é o cozinheiro do barco há 20 anos
Pedro Rogério Rosa é o cozinheiro do barco há 20 anos

Pedro Rogério Rosa é o cozinheiro do barco há 20 anos, um profissional dedicado e exigente com a qualidade da missão de alimentar os trabalhadores da saúde a bordo, tripulantes e parceiros. Uma rotina puxada que inicia antes do nascer do sol, às 4h30 da manhã, quando começam os preparativos do café da manhã. E é na cozinha que Pedro segue pelo restante do dia, encerrando o expediente por volta das 21h, após servir o café da manhã, almoço, lanche e jantar. Aproximadamente 80 quilos de refeições diárias são preparadas por ele, que quase sempre conta com ajudante.

“Cozinhar para cerca de 50 pessoas diariamente exige experiência. É um trabalho que faço com prazer. Aqui, o desafio maior é o espaço físico, pois o barco é compacto, diferente de uma cozinha industrial, por exemplo. Mesmo assim, a missão é cumprida sem perder a qualidade”, diz Pedro, que orgulhosamente garante que cada refeição seja nutritiva e saborosa.

Tripulação, são todos credenciados e habilitados pela Marinha do Brasil
Tripulação, são todos credenciados e habilitados pela Marinha do Brasil

Além de Benjamin, Elson e Pedro, a tripulação do Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho é composta por mais cinco membros: Antônio, José Maria, Márcio, Rosinaldo e Gelson. São profissionais que, muitas vezes, se tornam quase invisíveis, mas que desempenham papéis cruciais, desde a manutenção da casa de máquinas até a checagem dos equipamentos de segurança, como extintor, boias, botes e coletes salva-vidas, além da vigilância constante das condições do rio.

Para Elson, o reconhecimento do trabalho da tripulação é fundamental. “Missão dada é cumprida da melhor forma que podemos executar. Como tripulante, é gratificante transportar as pessoas. Enquanto estamos na cabine, atentos, sabemos que os passageiros estão tranquilos e confiantes no nosso trabalho. É através dessa tripulação que a saúde chega às comunidades ribeirinhas que tanto necessitam. Como tripulantes, merecemos reconhecimento como aquaviários”, finaliza Elson.

MISSÃO

Profissionais de saúde e a tripulação dedicada
Profissionais de saúde e a tripulação dedicada

Enquanto a tripulação mantém o barco seguro, os profissionais de saúde a bordo dedicam-se ao atendimento das comunidades ribeirinhas. Médicos, enfermeiros, vacinadores, técnicos em enfermagem, biomédicos e psicólogos estão entre os 29 profissionais que oferecem uma gama de serviços, desde consultas médicas e vacinação até exames laboratoriais e atendimento psicológico.

Especialistas em diversas áreas, como ortopedia, ginecologia, pediatria e odontologia, também fazem parte da equipe, garantindo um atendimento abrangente e de qualidade.

Desde sua reativação em 2021, esta é a sétima viagem do Barco Saúde, com mais de 57 mil serviços prestados à população do baixo Madeira. A iniciativa é um esforço conjunto entre a gestão municipal, os profissionais de saúde e a tripulação dedicada, que, juntos, garantem que as comunidades mais isoladas tenham acesso aos cuidados de saúde de que tanto necessitam.

Os atendimentos começaram no distrito de Calama dia 17 e encerraram em São Carlos no dia 22.

Durante esses dias, a equipe do Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho continuará a navegar, levando esperança e cuidados a quem mais precisa, graças ao esforço de sua dedicada tripulação e toda equipe de saúde.

Fonte: SMC  Texto: Luciane Gonçalves  Fotos: Cleris Muniz e Luciane Gonçalves