Secom do Governo de RO participa do 5º Fórum de secretários de Comunicação em Brasília
3º Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná
Com o objetivo de ampliar o conhecimento para a execução das políticas públicas da comunicação, no estado de Rondônia, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) participou este mês, do 5º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, reuniu representantes estaduais de comunicação de todo o país. A abertura do evento foi realizada pelo Ministro Interino de Comunicação do Governo Federal, Laércio Portela. Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a programação composta por palestras, mesas redondas, apresentação de cases e reuniões com autoridades.
Um dos principais temas debatidos no fórum foi a Inteligência Artificial (IA), que está desempenhando função cada vez mais importante no marketing político.Com a oferta de novas maneiras de entender e interagir com os diversos públicos, a IA está moldando o futuro a partir de análise avançada de dados, auxiliando a segmentação de audiência personalizada, criando automações de campanhas cada vez mais direcionadas e identificando tendências a partir da análise do sentimento dos usuários das redes.
Os convidados tiveram a oportunidade de discutir sobre as mudanças provocadas na área da comunicação pública, a partir da integração do marketing político com as ferramentas de inteligência artificial disponíveis. O professor Silvio Meira, acompanhado pela especialista em marketing digital, Rosário Pompeia, foi o responsável por comandar esse momento de reflexão. Sílvio é um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial do Brasil, e também cientista chefe de uma empresa em consultoria estratégica em negócios digitais. Tema que ainda será tratado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do projeto que tramita no Congresso Nacional sobre a IA.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração entre as secretarias de comunicação do país, aprimora o conhecimento para a execução do trabalho institucional, possibilitando a melhoria na divulgação das ações do Governo do Estado à população.
Durante o 5º Fórum Nacional, o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa; o ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho; e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Jarbas Soares, fizeram parte de debates fundamentais à realidade da comunicação pública ética e eficiente, junto aos representantes estaduais.
Segundo a titular da Secom-RO, Rosângela Silva, a troca de informações adquirida nos fóruns enriquece e fortalece o objetivo de regularizar, vencer desafios que são muito parecidos em todos os estados, e avançar no objetivo, que é levar informação de forma clara, respeitosa e objetiva à população.
Outro ponto de destaque foi a mesa redonda que vai explorar as tendências e perspectivas para as eleições municipais deste ano. Neste momento, representantes do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e de um instituto de pesquisa privado compartilharam suas análises e insights com os participantes, em um diálogo que promete enriquecer a compreensão do cenário político em âmbito municipal, regional e estadual.
SEGUNDO DIA DE EVENTO
O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Catão falaou com os representantes estaduais sobre a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais. A conversa sobre a importância do Live Marketing na Comunicação Governamental foi conduzida pela presidente da Associação de Marketing Promocional, Heloísa Santana, e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI serão abordados pela presidente da Associação Brasileira e Comunicação Pública, Cláudia Lemos.
Outro tema central do evento foi a TV 3.0, a próxima geração da televisão digital no Brasil, projetada para substituir o atual sistema de TV digital (TV 2.0). O objetivo dessa evolução é oferecer uma melhor qualidade de imagem e som, maior interatividade e um uso mais eficiente do espectro de frequências. O conteúdo foi abordado pelo presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Flávio Lara Rezende.
PROGRAMAÇÃO
Os representantes estaduais também tiveram a chance de falar sobre a comunicação e importância das ações de preservação do meio ambiente em todos os estados, o desafio do combate à desinformação, e detalhar regras de compliance e regulamentação das profissões ligadas à comunicação pública e política. Ao final do evento, os gestores de comunicação dos Estados foram convidados a assinar uma carta-compromisso, unindo forças para melhorar, ainda mais, a comunicação pública em todo o país.
Fonte: Secom Texto: Governo RO/Assessoria-Conselho Nacional das Secretarias de Comunicação Fotos: Secom Paraná