Publicação esclarece dúvidas sobre meliponicultura
No Brasil existem mais de mil espécies de abelhas nativas, incluindo as meliponas
A Embrapa acaba de publicar o livro “Meliponicultura: o produtor pergunta, a Embrapa responde” da coleção “500 perguntas 500 respostas”. A publicação, que está disponível para download gratuito , contém informações sobre a atividade de criação de abelhas-sem-ferrão.
As perguntas sobre o tema foram formuladas a partir de dúvidas enviadas à Embrapa. Ao todo, 43 profissionais, de diferentes regiões brasileiras, se dedicaram à elaboração de respostas distribuídas em 20 capítulos.
A meliponicultura representa, também, oportunidade de mudanças em alguns modelos de uso da terra, uma vez que as abelhas-sem-ferrão, responsáveis pela polinização que leva à produção de frutos e sementes em várias plantas, são sensíveis aos agrotóxicos e outros agentes estressores .
Além disso, a meliponicultura pode contribuir com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, a implantação dessa atividade deve ser realizada de forma responsável, reforçada em um arcabouço regulatório justo, que considere suas características regionais e seus consideravelmente potenciais.
Com o livro, espera-se ainda estimular também a inovação e a geração de novos negócios em uma atividade milenar, de importância social e cultural.
Esta é uma publicação dinâmica, que poderá ser revista e atualizada à medida que novos estudos surjam. Caso o leitor tenha mais alguma pergunta relacionada ao tema tratado neste livro da coleção, pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa ( www.embrapa.br/fale-conosco/sac ).
Para conhecer outros títulos já lançados na coleção, basta acessar o site da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas ( www.embrapa.br/mais500p500r ).