Governo prevê novo prazo para calendário de plantio de soja no Estado

Governo prevê novo prazo para calendário de plantio de soja no Estado

Governo do Estado vai estabelecer novo prazo para o fim da janela de plantio da soja na safra 2023/24

Em decorrência das mudanças climáticas, provocadas pelo fenômeno El Niño, que causaram a diminuição das chuvas em Rondônia, o Governo do Estado, prevê novo prazo para o fim da janela de plantio da soja na safra 2023/24.

A nova data para o período de plantio será estipulada a partir das projeções oficiais para a época das chuvas.  A iniciativa é da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, com o objetivo de evitar perdas econômicas ao produtor rural e maior eficiência na produtividade de uma das principais commodities do Estado.

“Estamos acompanhando o plantio da soja em todas as regiões, desde Guajará-Mirim ao Cone Sul. Atentos à necessidade do agricultor, já recebemos autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa para ampliar o calendário de plantio. E neste viés, estamos aguardando o início do período das chuva, para que seja estabelecido uma nova data para a finalização desse calendário, atendendo aos anseios do produtor”, explicou o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Jessé de Oliveira.

CALENDÁRIO OFICIAL

No último mês de setembro, o Mapa publicou a Portaria nº 886, alterando o calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024, em algumas regiões. Em Rondônia, o período de semeadura ficou de 11 de setembro a 20 de dezembro deste ano. Com a nova autorização do Mapa, esse prazo será prolongado por tempo ainda indeterminado.


Fonte: Secom   Texto: Toni Francis  Fotos: Esio Mendes