Pioneiros de Vilhena celebram 72 anos de casados
Caravana formada por 22 pessoas veio do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Paraguai para prestigiar a cerimônia dedicada a José e Sibila
Amanhã, dia 28, o casal José Back (95) e Sibila Maria Back (93) comemoram mais de sete décadas de casados com uma missa que será celebrada na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, as 19h30, em Vilhena. No sábado, a família se reúne em uma grande festa de confraternização que vai ser realizada em uma chácara localizada nas proximidades da cidade.
José e Sibila se conheceram na comunidade Linha Cotovelo, situada a cerca de 12 quilômetros da cidade de Itapiranga/SC. Os pais de Sibila já residiam na região, onde ela conheceu seu mais novo vizinho, José, cuja família havia adquirido uma colônia de terra ao lado da sua. Assim, por cerca de cinco anos, surgiu uma amizade duradoura entre eles. Esse tempo foi fundamental para que eles crescessem em pessoa e firmassem, através da amizade e companheirismo, o seu amor.
Em 28 de julho de 1951, ele com 23 anos e ela com 21, se casaram na cidade de Itapiranga. Esta união resultou em 8 filhos, 18 netos, 28 bisnetos e 2 tataranetos. O casal mudou-se para Vilhena em 1977.
José diz que nunca teve dúvidas de que Sibila seria sua eterna companheira e que em nenhum momento existiria outra mulher que pudesse “balançar” seu coração. O casal afirma que até hoje se respeitam e nunca levantaram um a voz para o outro. Ele faz questão de reforçar o quanto a esposa foi e continua sendo uma grande guerreira, estando sempre ao seu lado. “Onde eu fosse, trabalhasse ou mudasse, ela me acompanhava e batalhávamos juntos em busca da realização de nossos sonhos”, destaca.
Já sibila garante que, “ele era bonitão e tinham muitas garotas da cidade que vinham até a Linha Cotovelo, nos bailes que ocorriam na igreja, só para ver o José. Elas eram bem arrumadas, com lábios pintados, mas ele me escolheu, uma garota simples que ele aprendeu a amar. Fazem 72 anos que continuamos unidos pelo matrimônio, nos amando, respeitando, admirando e cuidando um do outro”.
Sempre rodeados de amigos e parentes, José adora pescar e Sibila gosta de tranquilidade e calmaria, mas a preferência dos dois é assistir a Santa Missa todos os dias pela televisão, pois é um casal devoto que não deixa de fazer suas orações unidos.
Fonte: Revista Século Fotos: Arquivo Pessoal