Rolim de Moura: Emater Rondônia e produtores de café da Zona da Mata recebem homenagem da Câmara Municipal
O investimento em boas práticas genéticas e tecnologia tem permitido que a cadeia produtiva avance ainda mais em Rondônia
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Rolim de Moura, recebeu este mês, Moção de Aplausos pelo relevante trabalho prestado para o desenvolvimento da cafeicultura na cidade. Além da Emater/RO, foram homenageados personalidades e cafeicultores que, ao longo dos anos vêm contribuindo e apoiando o fortalecimento da cultura do café.
A cafeicultura de Rolim de Moura cresce a cada ano, com apoio e assistência técnica da Emater/RO; os cafeicultores têm melhorado o seu desempenho produtivo e o resultado é visível dentro e fora do Estado. Para atingir esse patamar tão relevante, o Governo do Estado, por meio das ações da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e da Entidade Autárquica tem ofertado a esses cafeicultores, capacitação e tecnologia, a fim de proporcionar a melhoria da produção e produtividade dos cafés de Rondônia. Muitos dos cafeicultores rondonienses têm se destacado nos grandes eventos voltados para a qualidade do café em grão e em bebida.
A homenagem feita pela Câmara Municipal de Rolim de Moura à Emater Rondônia e às personalidades e cafeicultores que participaram de concursos de qualidade do café, demonstra a satisfação da comunidade com o desempenho do setor agropecuário. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas e da sociedade civil do município, além de cafeicultores premiados nos concursos estadual e internacional.
O diretor presidente da Emater/RO, Luciano Brandão ressaltou que, os cafeicultores de Rolim de Moura têm se destacado na cafeicultura e prova disso é que, dos 19 produtores que participaram dos Concursos de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, 18 alcançaram pontuação acima de 80, nível este considerado ideal para cafés especiais; dois deles se destacaram em concurso internacional.
O cafeicultor Altivo Eduardo Berdes, ficou em 5º colocado no Concurso Coffee Of The Year, realizado em Belo Horizonte (MG), no ano passado, e Josivaldo Teixeira da Silva, entre os 20 finalistas.
As mulheres também têm se destacado na cafeicultura e Eunir Laurentino é uma das representantes, sendo classificada entre as 20 melhores do Brasil, no concurso “Florada Premiada”. O extensionista da Emater/RO local, Marcelo Lopes ressaltou que, “esse reconhecimento por parte do Poder Legislativo Municipal é uma forma de incentivar e homenagear produtores e técnicos, para continuarem com foco na produção de cafés de qualidade”.
Fonte: Secom Texto: Wania Ressutti Fotos: Rafael Teles