Reeducandos iniciam curso de barbearia ofertado pelo Idep
Após a certificação, os alunos se tornarão multiplicadores nas unidades prisionais
Investindo na capacitação como forma de ressocialização nas unidades prisionais do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, realizou na sexta-feira (23), a abertura do curso de barbearia para 31 reeducandos da Capital, sendo 10 da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso e 21 da Colônia Agrícola Penal.
O curso terá a duração de três meses, no módulo presencial; com aulas teóricas e práticas. Os reeducandos serão capacitados para realizarem diversos procedimentos em cabelos masculinos, como cortes de cabelo, design de barba, bigode e costeletas. Após a certificação, os alunos se tornarão multiplicadores, ou seja, receberão um treinamento do Idep para repassarem o aprendizado como instrutores dentro das unidades prisionais.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha afirmou que, a capacitação oferecida aos reeducandos, possibilita uma inserção mais célere no mercado de trabalho, no pós-cumprimento de pena. “Com o certificado e a prática adquirida, os egressos podem atuar na área, dar cursos, e até mesmo abrir seu próprio negócio, diminuindo assim, as chances de reincidência criminal”, salientou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou a parceria com o Idep e pontuou que, “através desse trabalho em conjunto, conseguimos de fato ressocializar, formando profissionais; e o método de instruir formando multiplicadores faz com que essa ressocialização tenha um alcance, ainda maior, dentro das unidades prisionais do Estado”, finalizou.
Fonte: Secom Texto: Taiana Mendonça Fotos: Larysse Rodrigues