Ismael Crispin promoverá audiência pública para debater a importância do Lacen para a saúde de Rondônia

Ismael Crispin promoverá audiência pública para debater a importância do Lacen para a saúde de Rondônia

Evento será no dia 29 de junho, às 10 horas, no auditório da Alero.

Com o objetivo de discutir a importância do Lacen para a saúde da população de Rondônia, bem como os desafios enfrentados e as possibilidades de aprimoramento dos serviços oferecidos, o deputado Ismael Crispin (PSB) realizará na próxima quinta-feira (29), às 10 horas, audiência pública no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia com autoridades, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e demais interessados.

Segundo o parlamentar, o trabalho do Lacen é de extrema importância para garantir a segurança sanitária da população, além de proporcionar um atendimento adequado às pessoas que necessitam de diagnósticos precisos. “A relevância do Lacen vai além do diagnóstico individual de pacientes, pois o laboratório desempenha um papel fundamental na garantia da saúde pública em Rondônia. A instituição atua de acordo com os preceitos dos artigos 6º e 196 da Constituição Federal de 1988, que estabelecem o direito à saúde como um dever do Estado e de todos os cidadãos”, disse.

Ismael destaca ainda que durante a audiência, serão abordados temas como os desafios enfrentados pelo Lacen, suas conquistas e as possibilidades de aprimoramento dos serviços oferecidos. Será um momento de diálogo aberto e construtivo, com o objetivo de promover melhorias na área da saúde pública em Rondônia.

“Essa a audiência pública proporcionará uma oportunidade única para discutir e tomar medidas efetivas em benefício da saúde da população de Rondônia e por isto contamos com a participação de todos os interessados. A união de esforços é fundamental para fortalecer e aprimorar os serviços de saúde no nosso estado”, pontuou.

Considerado um laboratório de referência, o Lacen é responsável por realizar diagnósticos clínicos e epidemiológicos a partir de amostras provenientes de pacientes suspeitos de diversas doenças. Seu trabalho abrange uma ampla gama de enfermidades, incluindo Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hanseníase, Hepatites Virais, HIV, Micoses Endêmicas, Malária, Tuberculose, Prevenção Combinada e Prevenção de Transmissão Vertical, entre outras.

Fonte: Assessoria