Demandas ambientais entre Rondônia e Acre foram discutidas durante encontro em Rio Branco
Visando dar encaminhamentos às demandas conjuntas entre os estados e implementar metodologias que facilitem as ações de regularização ambiental e monitoramento das áreas, os governos de Rondônia e Acre realizaram em Rio Braco – AC, um encontro com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Públicas – Semapi. Além de encaminhar as demandas conjuntas dos estados, o encontro serviu para promover a troca de experiências e informações relacionadas às políticas públicas ambientais aplicadas ao Cadastro Ambiental Rural – CAR e Programa de Regularização Ambiental – PRA com ênfase nos projetos de recomposição florestal com plantio de Sistemas Agroflorestais – SAFs.
Representantes da equipe técnica da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural – Comrar compartilharam informações de procedimentos administrativos e técnicos utilizados para promover o avanço da regularização ambiental dos Estados, bem como apresentado pela equipe da Semapi, modelagens de SAFs produtivos. Os representantes conheceram o laboratório de micropropagação in vitro com viveiro de mudas destinadas à recuperação de áreas degradadas, e também visitaram áreas que servirão de referência para aplicação de recursos destinados ao Estado de Rondônia com a mesma finalidade.
Para o governador Marcos Rocha, a parceria entre os dois Estados garante a melhoria das ações a serem efetuadas. “As informações compartilhadas entre Rondônia e Acre facilitam a elaboração de planos, aumentando a efetividade das metas que os Estados devem cumprir”, pontuou.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Marco Antonio Lagos, o encontro foi importante para tratar de agendas interinstitucionais da política de regularização ambiental, bem como reafirmar a parceria entre a Sedam e Semapi visando o fortalecimento das ações que estão sendo executadas e agrega para a realização de futuras ações. “Durante a reunião conseguimos definir mecanismos de integração e captação de recursos para implementar ações de regularização ambiental rural. Ainda reafirmamos a parceria com o estado do Acre com o objetivo de compartilhar informações para que ambos avancem na agenda ambiental”, finalizou.
Fonte: Secom Texto: Adenilson Florentino Fotos: Cláudio Roberto da Silva Cavalcante