Porto Velho: Ouvidoria do SUS promove diálogo entre a saúde e os moradores 

Porto Velho: Ouvidoria do SUS promove diálogo entre a saúde e os moradores 
Canal acolhe as manifestações da população, a fim de melhorar os serviços prestados na rede municipal

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), acolhe as manifestações dos cidadãos, a fim de melhorar os serviços prestados à população. A ação possibilita diálogo entre o usuário da rede municipal de saúde e a Prefeitura.

A Ouvidoria é uma ferramenta de gestão e cidadania, por meio dela o processo de identificação das demandas dos habitantes de Porto Velho se torna um fator estratégico para aperfeiçoar a eficácia das ações do setor de saúde. Através dela, o morador pode solicitar necessidades, enumerar falhas, sugerir alternativas e destacar os serviços de saúde prestados pela Prefeitura.

Além disso, o canal é fundamental para orientar sobre correções e aprimoramentos necessários para garantir atendimentos de qualidade e solucionar demandas junto aos órgãos administrativos. Depois de acionado, o canal de denúncias registra, analisa e encaminha a devida solicitação para o setor competente e acompanha todo o processo até que se torne possível direcionar uma resposta ao solicitante.

Luiz Felipe Rodrigues Ferreira, ouvidor do SUS de Porto Velho, explica que a participação da comunidade, seja em forma de denúncias, reclamações, sugestões ou elogios, ajuda a promover um atendimento qualitativo.

“A Ouvidoria é a porta de acesso do cidadão, é ela que tem a função de promover a interlocução entre o usuário e a gestão municipal, garantindo à população participação, proteção e defesa”, frisa o ouvidor.

Defensora e entusiasta da Ouvidoria do SUS, a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, destacou a importância das pessoas relatarem detalhadamente suas demandas para serem solucionadas com precisão pela equipe.

“É muito importante que os usuários da rede municipal de Saúde dê um retorno à ouvidoria sobre os serviços prestados na área da saúde, para que se tome medidas pontuais. Com a população trabalhando conosco, conseguimos melhorar”.

QUEM PODE RECORRER À OUVIDORIA DO SUS?

Qualquer cidadão que utiliza o serviço da rede municipal de saúde pode recorrer à Ouvidoria do SUS. Diante da necessidade de tratar de assuntos relacionados ao sistema de saúde como, por exemplo, denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios relacionados aos serviços do setor de saúde.

COMO REGISTRAR

Por e-mail através do endereço eletrônico ouvidoriasuspvh@gmail.com
De modo presencial na sede da Semusa localizada na av. Campos Sales, nº 2283 – Centro. Atendimento das 8h às 14h.
Pelo Whatsapp através do número (69) 98473-6050

Fonte: SMC    Texto: Jainni Victória (supervisionada por Taís Botelho)  Foto: Leandro Morais

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