Porto Velho: Revitalização da iluminação do Espaço Alternativo trará mais economia e segurança

Porto Velho: Revitalização da iluminação do Espaço Alternativo trará mais economia e segurança
Cerca de 700 pontos de luz serão substituídos por lâmpadas de LED

 

Um dos mais movimentados locais de lazer de Porto Velho, o Espaço Alternativo, passa por uma revitalização na iluminação que busca trazer mais qualidade de vida e segurança aos moradores da capital. Os trabalhos, de responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), devem ser concluídos até o fim do mês de março.

O pacote de serviços contempla a troca de 700 pontos de luz, substituindo as lâmpadas de vapor metálico por lâmpadas de LED e uma implantação de rede de baixa tensão, braço de luminárias de 4 metros e luminárias LED de 120 watts na lateral direita (sentido aeroporto).

O canteiro central também receberá luminárias LED de 120 watts, além da substituição de postes danificados. Para evitar furtos, o novo cabeamento passou pelo processo de concretagem.

Já a lateral esquerda (sentido Centro), entre a ciclovia e calçada de passeio, receberá postes de ferro e luminárias LED de 70 watts, além de uma rede subterrânea.

A revitalização da iluminação do espaço vai proporcionar economia de energia e, consequentemente, de recursos dos cofres públicos, algo em torno de 60%. A iluminação de LED também requer menos manutenção, já que a vida útil é maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo.

Outra melhoria será na segurança dos moradores e visitantes que passam pelo local, uma vez que a luminosidade é uma importante ferramenta contra possíveis assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.

O investimento é custeado com recursos repassados pelo Governo do Estado, através do Programa Governo na Cidade. Para a parceria, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, apresentou o projeto de revitalização da iluminação do espaço.

A Emdur lembra que o prazo de conclusão dos trabalhos depende dos fatores climáticos. A estimativa é concluir a revitalização até o fim deste mês.

Fonte: SMC   Texto: Renata Beccária  Foto: Felipe Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *