Jhony Paixão participa de encontro sobre conexão Brasil x Bolívia pelo Vale do Guaporé
Por Redação
Autoridades realizaram inspeção de infraestrutura para instalação alfandegária
Autoridades de Rondônia e do Departamento do Beni, na Bolívia, estiveram reunidas nos últimos dia 30 e 31 de novembro, na cidade de San Joaquim, Beni, para tratar sobre as ações alfandegárias necessárias para o avanço da implantação da balsa no Rio Guaporé, que vai interligar o Brasil com a Bolívia, através da BR- 429, a partir de Costa Marques.
O deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PSDB) foi um dos representantes de Rondônia no encontro, motivado pelo governador do Departamento de Beni, Dr. Alejandro Unzuela.
Jhony Paixão informou que o objetivo da reunião foi para que as autoridades pudessem verificar as condições de infraestrutura para a instalação de um porto fronteiriço em Puerto Ustarez, comunidade boliviana do município de San Joaquim, Beni, às margens do Rio Guaporé e fronteira com o município de Costa Marques. No lado brasileiro, há também esforços políticos bem avançados para a instalação da estrutura aduaneira.
O evento foi marcado por ato simbólico de inauguração da do trecho da rodovia Rota 9, a partir da fronteira com o Brasil até a cidade histórica de San Joaquim e que dá acesso para Trinidad e La Paz.
“Essa nova ligação entre o Brasil e a Bolívia é um sonho para os brasileiros, especialmente para os rondonienses que vão ganhar muito com economia de transporte de bens entre os dois países, consequente geração de emprego e renda estado”, afirma o deputado.
Ele complementou que, “os futuros portos alfandegários em Costa Marques e em Puerto Ustarez, acarretará também na estruturação da travessia entre Guajará-Mirim e Guayaramerín. Juntas, nossas regiões têm posição geográfica estratégica e potencial econômico e turístico favoráveis para o desenvolvimento de Rondônia e de Beni”.
Finalizando, Jhony Paixão ressaltou que, “esta integração entre os dois países vão desenvolver, principalmente, os municípios que farão parte do futuro corredor econômico beneficiando fortemente, no lado brasileiro, todos os municípios e distritos no eixo da BR-429, que somam uma população de quase 100 mil habitantes e são ricos em produção rural e possuem potencial turístico natural que passarão a ser mais explorados após a ligação entre Rondônia e Beni”.
Foto: Assessoria