Ronildo Macedo apresenta balanço positivo frente ao Executivo Municipal de Vilhena
Ele vai entregar o cargo no próximo dia 31 ao prefeito eleito, Delegado Flori
Por Redação
“O balanço dos seis meses em que estou à frente da administração municipal de Vilhena é positivo, pois foi um período de muita produtividade, de mudanças que efetivamente mudaram para melhor a vida da população”. A afirmativa é do prefeito Ronildo Macedo (Podemos), que comanda o paço municipal vilhenense, de forma interina, desde o dia 18 de julho passado.
Ronildo Macedo era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu o cargo de prefeito após o afastamento de Eduardo Japonês da chefia do Executivo, conforme determinação da Justiça. No próximo dia 31, ele entregará o cargo ao novo prefeito, Delegado Flori (Podemos), “que receberá um município equilibrado financeiramente, com todos os setores funcionando plenamente à contento da população. Estou deixando um caixa bastante saudável, com dinheiro em resrva para o futuro prefeito”.
Entre outras ações, Ronildo destaca a retomada de obras paradas por meio de uma nova dinâmica no tratamento com as empresas responsáveis pelos serviços, que foram informadas que a prefeitura poderia promover distrato com elas caso não dessem continuidade às obras. “Com isso, pudemos ‘arrumar a casa’ nestas questões”.
SAÚDE
Outro ponto enaltecido pelo prefeito foi o avanço nos serviços da saúde pública no município. “É o caso da reabertura da Urgência e Emergência do Hospital Regional e a reestruturação da UPA, em parceria com a iniciativa privada. Também aumentamos de R$ 500 mil para mais de R$ 1 milhão a arrecadação com as AIHs (Autorização de Internação Hospitalar), que é um documento que serve para a identificação de um paciente e dos serviços prestados sob o regime de internação hospitalar. Isso significa muito mais recursos para a nossa saúde”, explica.
O número de cirurgias eletivas apresentado por Macedo, só neste semestre, impressiona: “Até dia 31 deste mês vamos ter realizado duas mil cirurgias eletivas no meu mandato”, assinala.
INFRAESTRUTURA
Macedo aborda, ainda, investimentos em iluminação pública e recapeamento de vias, em conjunto com o Projeto Semear e Ressocializar, do Poder Judiciário, que autoriza a utilização de mão de obra de reeducandos na realização dos serviços.
“Eu e o secretário de Obras, Laércio Torres, juntamente o idealizador do projeto, Silvano Passos, o juiz Adriano Toldo e o promotor Elício de Almeida, providenciamos um processo para pagar os policiais penais, responsáveis pelas vigílias dos reeducandos durante os serviços e, assim, pudemos colocar esse pessoal em campo para realizar diversas atividades”, frisa o prefeito.
Ele cita como exemplo a realização de reparos, ampliações, pinturas e manutenções em bens públicos de Vilhena. “Essa parceria deu muito certo e está deixando a cidade linda! Revitalizamos avenidas e praças, fizemos a limpeza de bocas de lobo e o redirecionamento de tubulações de água para evitar alagamentos, assim como limpeza nas margens da BR-364 e da 174, com revitalização do canal, também para evitar alagamentos”, esclarece.
ILUMINAÇÃO
Macedo complementa que até o final de seu mandato estará pronta a iluminação de Led nas avenidas Marechal Rondon, Celso Mazzuti e outras vias, além do início da instalação nas BRs 364 e 174 (perímetro urbano). “Já instalamos mais de 1600 pontos de iluminação pública neste últimos seis meses”, informa o chefe do Executivo.
PORTEIRA ADENTRO
Na área rural, Macedo ressalta que “houve atendimentos recordes por meio do Projeto Porteira Adentro, desenvolvido pela prefeitura. Foram feitos tanques, gradeamento, encascalhamento de estradas e outros serviços em benefício de diversas propriedades agrícolas do município”.
HABITE-SE
Macedo informa que, somente neste ano, foram entregues mais de mil Habite-se, documento que comprova a regularização de imóveis. “Em anos passados esse número não chegava a oitocentos. Esse incremento que conquistamos se deve à desburocratização dos serviços que eu e minha equipe promovemos nestas questões. Agora, também assinamos um decreto para que o Habite-se e o Alvará sejam liberados em 24 horas, o que vai trazer mais arrecadação, geração de emprego e renda para Vilhena”, detalha.
EDUCAÇÃO
No setor educacional, as ações de Macedo estiveram focadas na realização do distrato com empresas que tinham paralisado obras. “Hoje temos projetos prontos para a construção de seis creches, todas com recursos próprios”, adianta ele, acrescentando que, “ainda com recursos próprios, temos projeto de mais vinte e cinco quilômetros de asfalto na cidade”.
Finalizando, o prefeito diz que o trabalho de toda sua equipe e dos servidores em geral está sendo essencial para o sucesso de sua administração.
Foto: Divulgação