MP de Rondônia é painelista em evento sobre serviços socioeducativos e de acolhimento de crianças e adolescentes em Manaus
O Ministério Público de Rondônia debateu a realidade dos serviços socioeducativos e de acolhimento infantojuvenil, durante encontro da Comissão da Infância, Juventude e Educação do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJE-CNMP), realizado na semana passada, em Manaus (AM).
O evento teve a presença do presidente da CIJE-CNMP, Conselheiro Rogério Magnus Varela Gonçalves, e contou com a participação, como painelista, da Diretora do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF) do MPRO, Promotora de Justiça da Infância, Tânia Garcia Santiago.
A representante do MP rondoniense integrou o painel ‘Diálogos sobre o Modelo de Fiscalização previstos nas Resoluções CNMP nº 67 e 71/2011’, apresentando a atuação da instituição no monitoramento do sistema socioeducativo, programas e instrumentos de aprimoramento no atendimento e acolhimento do público infantojuvenil.
Em sua fala, a Promotora de Justiça destacou a importância da presença da figura paterna, em processos referentes ao sistema socioeducativo e de reinserção familiar. O envolvimento, conforme pontuou, deve ser estimulado e reforçado por todas as instituições públicas que atuam nesses casos. Na ocasião, Tânia Garcia acrescentou estarem em curso em Rondônia vários projetos que visam ao fomento da paternidade responsável.
Para a integrante do MPRO, o encontro em Manaus oportunizou uma reflexão sobre a situação do sistema socioeducativo da região Norte, promovendo interlocução e integração entre os Ministérios Públicos. “As atividades poderão contribuir para a elaboração de diagnósticos e construção de soluções em comum para a área da infância”, disse.