LUIZ MAIA – “A saúde humana passa pela saúde animal”
Implantação de hospitais públicos para animais em Rondônia é uma das propostas do candidato a deputado estadual
O veterinário Luiz Maia, que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado com o número 36.762, apresenta importantes propostas para a saúde em seu mandato, caso seja eleito. Entre elas, está desenvolver e implantar o projeto de um hospital veterinário público, com administração mista, englobando a sociedade civil por – meio de ONGS -, profissionais da iniciativa privada da área veterinária, Conselho de Medicina Veterinária, poderes públicos municipais e estaduais, além de instituições de ensino e do Comitê de Ética Animal.
“Estes hospitais vão atender animais resgatados por ONGS ou população de baixa renda, cadastrados em programas do Governo, a exemplo do Auxílio Brasil e do Vale Gás, entre outros”, explica Luiz Maia.
O candidato assevera que, “a questão dos animais abandonados, ou em situação de risco em geral, quando não recebem sequer vacinas, também coloca em risco a sociedade. Seja por mordida ou por transmissão de doenças, eles acabam sendo um perigo à saúde humana. Então, muito mais que pena, temos que ver esse problema por todos os ângulos e tentar solucioná-lo o mais rápido possível”.
Luiz Maia acrescenta que, “paralelo ao hospital veterinário, tenho ainda o projeto de um veículo equipado e adequado para recolher e dar destino adequado a carcaças ou animais em óbito recente em vias públicas ou outras áreas públicas dos municípios. Com isso, também reduziremos a poluição e o mau cheiro próprios destas situações”.
SAÚDE HUMANA
Não só a área animal é contemplada com as propostas do candidato. Luiz Maia apresenta propostas essenciais à saúde humana e entre elas estão:
Ampliação dos atendimentos nas unidades de saúde do estado e dos municípios, com reformas, ampliações e aumento do quadro médico, das especialidades oferecidas e maior suporte nas unidades de forma a desafogar os prontos-socorros.
Buscar formas de ampliar as ações das equipes da Saúde da Família, fortalecer as ações do SAMD (Serviço de Assistência Multidisciplinar) e fazer investimentos na capacitação dos profissionais da saúde, com incentivos e melhor qualificação e remuneração.
Ampliar as ações de saúde nas escolas com maior inserção do profissional da educação física nas escolas e maior participação nas atividades esportivas e recreativas, assim como preenchendo o tempo ocioso dos jovens e incentivando a prática esportiva a que os alunos melhor se identifique.
Incentivar as empresas ligadas a atividades físicas, a exemplo de academias, e centros de reabilitação, para que possam, dentro de suas capacidades, auxiliar na saúde pública, tendo em vista que já está mais do que provado que a atividade física faz parte da saúde como um todo, e não apenas física.
Implantar mais academias ao ar livre, que deverão contar com a supervisão de profissional das áreas da educação física, saúde e segurança públicas, dando condições de melhor resultado sem danos aos usuários por mau uso dos equipamentos, incapacidades ou visitantes indesejados.
Neste caso, as instituições de ensino não só participarão do gerenciamento, como também desempenharão atividades internas, entre as quais, recebendo os animais resgatados para destiná-los ao setor e tratamento adequado, dentro das especialidades que o caso requerer. Essa destinação será feita logo após a triagem dos animais e sem contato direto com tutores, com exceção dos casos necessários.
QUEM É LUIZ MAIA
Morador da Zona Sul de Porto Velho, o veterinário Luiz Maia é conhecido por se dedicar há anos à causa animal. Ele atende animais que estão em abrigos, indo pessoalmente aos locais ou recebendo-os em sua empresa (Veterinária Paraíso dos Animais). Luiz Maia já fez incontáveis resgates de cães, gatos, cavalos e outros bichos, tanto por iniciativa própria quanto por pedidos de ajuda, até mesmo de poderes públicos,
Natural de Morada Nova (CE), o veterinário Luiz Maia estreia na política com bandeiras partidárias da Direita. “Sou cristão, defensor da Pátria e da família”, afirma o médico, que é casado com Maisa e pai de três filhos: Gabriel, Luiz Henrique e Luigi, que é o mais velho e acabou de se formar em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Acre (AFAC).
O candidato reside em Rondônia desde 1986, onde desempenhou diversas funções, entre elas, pedreiro, taxista, garimpeiro, caminhoneiro e, atualmente, médico veterinário formado na 1ª turma do estado, no ano de 2009.
Em 2010 ele começou a militar na política “com objetivo de combater os desmandos e denunciar a incompetência de nossos governantes, além de poder manter uma vigília mais próxima do que vinha acontecendo em nosso próprio estado”, declara.
Fonte: Assessoria