Deputado Dr. Neidson indica possibilidade de escolas incluírem alfabetização em Libras nas escolas de Rondônia
O deputado Dr. Neidson (PMN), indicou ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a possibilidade de ser inserido, na grade curricular das escolas, a alfabetização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas instituições de ensino de Rondônia.
“Nosso objetivo é a inclusão da comunidade surda na sociedade”, frisou Dr. Neidson.
De acordo com o deputado, a inclusão da Libras na grade curricular das escolas, vai além de uma vida escolar.
“É a formação dos surdos no país, tornando aqueles que têm como barreira à comunicação, uma vida mais autônoma, inclusive, futuramente no mercado de trabalho, criando novas possibilidades aos deficientes auditivos”, explicou o parlamentar.
O deputado cita, ainda, que no Brasil, cerca de 5% da população possui algum tipo de deficiência auditiva, um número bem alto, relacionado com aqueles que passam por dificuldades no que diz respeito à comunicação e à educação.
“Se para uma pessoa adulta, a falta de comunicação gera grande desconforto, o que dizer de uma criança diante de outras crianças. A alfabetização na fase escolar torna o processo mais fácil, visto que as crianças possuem uma aprendizagem mais ágil, além de mostrar, ainda na infância o valor da inclusão social. Quando em uma escola, um aluno com deficiência auditiva é matriculado, é comum que a escola contrate um intérprete de Libras, mas alfabetizar a todos, isso é inclusão”, concluiu o deputado.
Fonte: Assessoria