CIMENTO QUEIMADO – Da pobreza ao luxo
Aprenda a usar a técnica em decorações chiques e rusticas, que viraram febre nos grandes centros.
Se tem um revestimento que chegou na decoração de interiores para ficar é o cimento queimado. Com seu acabamento versátil, bonito e de tonalidade neutra ele se adapta desde aos estilos decorativos mais modernos até os mais clássicos. Apto para vários ambientes e utilizado de diferentes maneiras o cimento queimado pode ser a escolha ideal para você que está reformando ou pretende mudar o visual de algum ambiente específico da casa. Hoje falaremos das características do cimento queimado e as diferentes maneiras de utilizá-lo na decoração.
O que é e como é feita a aplicação?
O acabamento consiste em uma argamassa produzida através da mistura de água, areia e cimento que é aplicada no piso, paredes ou outros tipos de superfícies construídas em alvenaria ou concreto armado como bancadas, prateleiras, bancos e outros móveis. A aplicação no piso é feita através de espátulas e com a mistura já aplicada a “queima” é realizada jogando pó de cimento sobre a massa ainda fresca e logo após é feito o nivelamento com uma desempenadeira de aço. A aplicação na parede é feita com o mesmo material mas com algumas modificações de proporções. O material deverá receber como finalização uma resina impermeabilizante afim de protegê-lo dos efeitos da água, gordura ou outros tipos de sujeiras.
Cimento queimado do piso ao teto
O cimento queimado é um acabamento apto para pisos, paredes e tetos e sua aplicação sobre outros tipos de revestimentos não é recomendada porque poderá comprometer o resultado final. A superfície na qual o material será aplicado precisa estar totalmente nivelada, sem imperfeiçoes, umidade, limpa e melhor ainda se for levemente áspera, como um contra piso ou um lastro de concreto áspero. Quando falamos em tipos de ambientes não hesite em aplicar o cimento queimado em todos os cômodos da sua casa como quarto, sala, banheiro ou cozinha, o resultado é fantástico.
Também para áreas molhadas
A aplicação do cimento queimado em áreas molhadas como, banheiro, cozinha e área de serviço, requer alguns cuidados já que o mesmo pode se tornar muito escorregadio quando em contato com a água. Para o piso dessas regiões recomenda-se aplicar um verniz com areia de quartzo, no lugar da resina impermeabilizante convencional, com isso a superfície do cimento queimado irá adquirir características antiderrapantes se tornando mais segura e apta até mesmo para o piso do box.
Outros tipos de superfícies
O cimento queimado é tão versátil que pode até mesmo ser utilizado para revestir estruturas de concreto armado ou alvenaria atuando como acabamento para bancos, bancadas, prateleiras e outros tipos de móveis desse tipo. Da mesma maneira a aplicação da argamassa é aplicada sobre as superfícies e posteriormente nivelada e impermeabilizada resultando em uma acabamento liso e um visual moderno para os elementos em concreto.
Engane com a textura…
Hoje em dia é possível enganar os olhos e conseguir o mesmo visual do cimento queimado através da aplicação de textura. Podemos encontrar em lojas especializadas produtos específicos que simulam com perfeição o bonito acabamento do cimento queimado nas paredes. É um truque prático e rápido de modernizar algum ambiente e conseguindo o mesmo efeito do cimento queimado na decoração.
… ou com o porcelanato e cerâmicas
Outra maneira de conseguir o mesmo efeito do cimento queimado na decoração é utilizando o porcelanato ou revestimentos cerâmicos com o acabamento do cimento queimado. É possível encontrá-los com diferentes tons de cinza simulando o cimento e as peças maiores resultam em um acabamento ainda mais perfeito devido ao fato de apresentarem menos juntas.
Faça sua parede de cimento queimado
Se você é do tipo de pessoa que se atreve com a bricolagem pode tentar fazer sua versão de cimento queimado em alguma parede da sua casa. O materiais necessários são:
- Adesivo de alto impacto.
- Cimento.
- Resina a base de água.
- Rolinho de lã
- Espátula e desempenadeira.
O passo a passo é simples. Prepare uma mistura com o adesivo de alto impacto e o cimento até atingir uma consistência homogênea, como se fosse uma massa acrílica. Aplique a mistura na parede com a ajuda de uma desempenadeira, vá aplicando aos poucos da maneira mais uniforme possível até cobrir toda a superfície desejada e para os cantinhos utilize a espátula para uma aplicação mais precisa. Após a aplicação espere a superfície secar por no mínimo duas horas e então lixe toda a parede com uma lixa 220 suavizando as imperfeições. Limpe a parede com um pano úmido, espere o tempo de secagem total de 12 horas e aplique a resina a base de água (com um rolinho de lã) para impermeabilizar e proteger a superfície. Pronto! Uma linda parede de cimento queimado feita por você!
Fonte: Habitissimo