Especialistas confirmam que Edvard Munch deixou mensagem secreta em O Grito
Após várias varreduras infravermelhas, a Galeria Nacional da Noruega confirmou que a caligrafia corresponde a do artista
Após anos de especulação, a Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, confirmou que a frase quase invisível na obra expressionista O Grito, de Edvard Munch, foi escrita pelo próprio artista. A hipótese foi comprovada após várias varreduras infravermelhas, que compararam a caligrafia aos diários do artista e confirmaram que a frase foi adicionada após a conclusão da pintura.
Escrita a lápis no canto superior esquerdo da pintura, a frase diz “Só pode ter sido pintado por um louco”. Os curadores acreditam que a inscrição aconteceu após um incidente em 1895, quando Munch expôs a pintura pela primeira vez, provocando críticas furiosas e especulações públicas sobre sua saúde mental.
“A escrita, sem dúvida, é a dele. Tanto a caligrafia, como os eventos de 1895 apontam na mesma direção”, afirma Mai Britt Guleng, curador da Galeria Nacional da Noruega. “Essa nova pesquisa acrescenta muito à nossa experiência com obras de arte. Nunca esgotaremos a arte de Munch. Cada vez que questionamos suas obras, novas respostas e perspectivas surgem”, concluiu a diretora Karin Hindsbo.
Fonte: revistacasaejardim