Dr. Neidson ressalta importância da campanha de combate ao câncer infanto-juvenil
Parlamentar é apoiador do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer no Estado de Rondônia
Hoje, dia 23 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil. O deputado estadual Dr. Neidson explica que a doença é um dos principais causadores de morte precoces no Brasil, atingindo crianças e adolescentes com idade entre 1 e 19 anos.
“Enquanto deputado destinei R$ 100 mil em emenda parlamentar o Núcleo de Apoio a Criança com Câncer no Estado de Rondônia (Naac-RO -). Essa emenda possibilitou a construção da sede da instituição no município de Porto Velho”, declarou o parlamentar.
Dr. Neidson faz um alerta sobre os principais sintomas deste tipo de câncer, que são:
- Dor progressiva
- Febre sem causa aparente ou doença que não melhora
- Dor de cabeça frequente, e acompanhada de vômito
- Alteração repentina de visão
- Nódulo ou inchaço incomum
- Palidez repentina e perda de energia
- Quedas e contusões frequentes
- Mancar ao caminhar
- Perda de peso repentina e sem explicação
Nas crianças e adolescentes, o câncer costuma dar sinais e se desenvolver rapidamente, por isso é muito importante ficar atento a qualquer alteração tanto física, quanto de comportamento. “O diagnóstico precoce da doença faz toda a diferença para salvar vidas”, reforça o parlamentar.
O reconhecimento imediato do câncer infanto-juvenil é difícil, pois os sintomas podem se misturar aos das doenças e ferimentos típicos da infância. Crianças podem ficar doentes ou ter hematomas que podem mascarar os primeiros sinais de câncer, por isso é importante que os pais levem seus filhos ao pediatra, regularmente, além de estarem atentos a quaisquer sinais ou sintomas persistentes.