Cantor gospel deixa banda após afirmar “não acreditar mais em Deus”

Jonathan Steingard, vocalista da banda canadense Hawk Nelson, deixou posto no grupo após 20 anos

Jonathan Steingard, vocalista da banda gospel canadense Hawk Nelson, surpreendeu seus fãs ao anunciar nas redes sociais que deixaria seu posto no grupo por não acreditar mais em Deus.

Na legenda de um post com uma série de capturas de tela com um longo texto, o cantor explicou ter hesitado compartilhar sua decisão e motivos com medo da repercussão:

“Eu estive apavorado de postar isso por muito tempo, mas sinto que é a hora de ser honesto. Eu espero que esse não seja o fim da conversa, mas o início. Eu espero que isso seja uma forma de encorajar pessoas que talvez sintam a mesma coisa, mas que também tem medo como eu. Eu quero ser honesto. Quero ser transparente com todos vocês – e também estar com o coração aberto para mudar no futuro. Eu não estou buscando um debate – apenas uma oportunidade para compartilhar a minha história na esperança de tirar algo bom disso. Amo vocês”

Ao longo do texto, Jonathan afirmou que após crescer em uma casa religiosa como filho de pastor e sempre ter tido o termo ‘cristianismo’ atrelado a sua vida, chegou à conclusão que “não acredita mais em Deus”.

“Foi difícil escrever essas palavras. Eu tento amenizar essa declaração usando outras palavras, mas não seria a completa verdade”, afirmou.

O cantor continuou a declaração afirmando ter sido um processo de muitos anos e que teve muito medo de se pronunciar, mas passou a acreditar estar sendo desonesto com o público em não falar sobre o assunto.

Jonathan também mencionou o medo de perder sua carreira, mas afirmou ser um bom momento para falar sobre o assunto já que a banda está parada por conta do novo coronavírus. Ele também fez questão de garantir aos fãs que nunca mentiu sobre ser cristão e realmente acreditava em tudo o que disse em suas músicas nos últimos anos.

O cantor relembrou sua infância dentro da Igreja como filho de pastor e afirmou sempre ter se sentido incomodado com algumas questões, mas aceitou a religião por ser o círculo em que cresceu: “Ela não era parte da nossa vida. Ela era a nossa vida”.

Ele conta ter começado ter cada vez mais questionamentos sobre crenças e sobre a bíblia, além de ter entrado em um quadro depressivo por medo de perder amigos e sua família ao se afastar da religião.

“Eu sinto que hoje saí desse lugar ruim porque eu descobri que a vida segue. Eu confinei nos meus amigos com esses pensamentos e eles me amam de qualquer forma. Minha família está me enchendo de amor e apoio mesmo que isso cause tristeza a eles. Por mais que eu saiba que não posso mais subir em um palco e cantar as músicas que cantava com a consciência limpa, eu não tenho mais medo de perder meu lugar na música cristã. Porque estou abrindo mão disso por vontade própria”, escreveu.

No final, afirmou estar aberto a continuar mudando de opinião. “Eu estou aberto para a ideia de que Deus existe. Eu prefiro que Ele exista. Eu imagino que se Ele existir, deve ser bem diferente do que eu fui ensinado. Eu sei que meus pais rezam para que Deus se mostre para mim. Se Ele existe, eu espero também.”

No perfil da banda, os companheiros de Jonathan, Daniel, Micah e David, compartilharam uma despedida ao vocalista, afirmando apoiar o amigo em sua busca pela verdade e que são gratos por Deus tê-los unido há 20 anos e por toda sua trajetória.

Fonte: revistaquem