Jhony Paixão solicita ao Executivo a ampliação do Programa Mais Médicos

Jhony Paixão solicita ao Executivo a ampliação do Programa Mais Médicos

Segundo o deputado, a pandemia de Covid-19 aumentou a demanda de atendimentos clínicos à população na Rede Básica de Saúde

O deputado estadual Cabo Jhony Paixão (Republicanos), protocolou junto à Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau) indicação parlamentar solicitando com urgência a recontratação de médicos que atuaram no Programa Mais Médicos, com o objetivo de reforçar o atendimento no período de enfretamento à pandemia do coronavírus.

Apesar do estado estar adotando diversas providências pra evitar o colapso na saúde, diante do sensível aumento recente da Covid-19 em Rondônia, ainda existe uma grande demanda dos hospitais estaduais e municipais para a contratação de novos médicos para o corpo clínico.

De acordo com o deputado Jhony Paixão, a recontratação de médicos que atuaram no Programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo Governo Federal atenderá especialmente à população desassistida e com pouco acesso ao atendimento básico de saúde. “Com o aumento da demanda de pacientes contaminados pelo Covid-19 em Rondônia, passa a ser fundamental a contratação desse contingente médico que fará toda a diferença no atendimento dos casos, que não param de aumentar”, afirmou Jhony.

O deputado ainda ressaltou que deverá ser dada prioridade à profissionais com especialidades que atendam imediatamente às necessidades geradas pela pandemia do coronavírus. “Temos uma necessidade real de profissionais que atuem em Medicina Intensiva, Infectologia, Clínica Médica e Atenção Básica. São esses profissionais que indiquei ao Governo Estadual para que se faça a contratação em caráter de urgência”, salientou.

Por fim, Paixão explicou que os contratos deverão ser oferecidos a médicos que possuem autorização para residirem de forma fixa e permanente no país e com domicílio em Rondônia. “Esses médicos já fizeram parte do Sistema de Saúde do estado e a grande maioria deles ainda mantém residência nas cidades em que atuaram. Também temos casos de médicos recém-formados que também podem ser aproveitados. Em todos esses casos, quando forem efetivados, já poderão atender à população imediatamente”, arrematou o deputado Jhony Paixão.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em 2013 com objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa chegou a ter 18.240 médicos atendendo em áreas onde faltam profissionais, garantindo acesso à saúde básica a 63 milhões de pessoas em 4.058 municípios, tendo sido reestruturado em 2019 havendo uma diminuição na quantidade de profissionais contratados.

Em Rondônia, mais de 100 vagas foram destinadas pelo programa desde que foi iniciado e chegou a preenche-las quase que completamente, passando a ser um importante contingente no atendimento médico, principalmente nos municípios do interior do estado.