“2019 foi um ano produtivo”, diz Jhony Paixão

“2019 foi um ano produtivo”, diz Jhony Paixão

Balanço mostra que ações do deputado republicano alcançaram resultados significativos no ano passado

Da Redação

O deputado Cabo Jhony Paixão (PRB), que assumiu vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) em fevereiro deste ano, declarou, em entrevista à Século, que 2019 foi um ano produtivo. Logo em seu discurso de posse, o parlamentar anunciou que seu mandato seria marcado por trabalho e honradez, deixando evidente suas prioridades: melhorias na unidades de segurança e aos profissionais do setor, além de mobilidade para todos rondonienses.

 “É uma luta nossa garantir direitos de mobilidade para quem usa bicicleta para trabalhar, para ir à escola, para passear ou fazer atividades físicas”, disse Jhony, indicando esta como uma de suas principais bandeiras de luta.

PRF

Um dos primeiros compromissos oficias de Jhony Paixão, que é cabo da PM, foi uma reunião com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, inspetor Bruno Ferreira Malheiros, e com o chefe de Gabinete da instituição, Luiz Salgado. Na oportunidade, o deputado agradeceu o apoio da corporação e firmou parceria que vai ao encontro das necessidades da população. Durante o encontro, o parlamentar se colocou à disposição para elaborar projetos sociais em parceria com o órgão de segurança.

ROTATÓRIA

Jhony Paixão também apresentou indicação ao Poder Executivo, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, para que o DER construa uma rotatória na RO-010, KM 12, saída esquerda para o município de Rolim de Moura e a direita para Pimenta Bueno.

O deputado afirma que a falta de uma rotatória implica na ausência de controle de velocidade no local, o que vem causando vários acidentes. “Já foram registrados acidentes com vítimas fatais, e a população clama por uma ação emergencial do DER, pois as consequências de transtornos aos moradores são irreparáveis”, disse o deputado.

Em outra indicação, Jhony Paixão pediu à Secretaria de Educação (Seduc) a permanência, no ano de 2019, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pau Brasil, localizada na Vila Camargo, Gleba G, zona rural do município de Presidente Médici.

PONTES

Entre outros destaques da atuação do deputado em 2019 está também a indicação, ao Poder Executivo Estadual que intercedesse, junto ao Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER), visando a recuperação das pontes nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem no distrito de Novo Oriente, em Machadinho do Oeste. O município fica a pouco mais de 350 quilômetros de Porto Velho.

De acordo com o parlamentar, as pontes atingidas estão localizadas na RO-257 e ligam os municípios de Ariquemes e Machadinho do Oeste. “A reconstrução dessas pontes ERAM de extrema importância, pois os agricultores que vivem na região precisam escoar suas produções e os estudantes também ESTAVAM isolados, com dificuldade de ir às escolas”, disse Jhony.

A barragem, que tinha rompido no dia 29 de março, depois de uma forte chuva, é de rejeitos da extração de cassiterita, minério utilizado na fabricação do estanho.

 ANEL VIÁRIO

O deputado estadual Cabo Jhony Paixão indicou, ao Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER), a necessidade de recuperação do trecho do Anel Viário de Ji-Paraná, compreendendo a ponte do Rio Machado até a RO-135.

O parlamentar apontou que o pedido se fez necessário devido ao estado de erosão em que o trecho se encontrava, tendo sido agravado ainda mais pelo período chuvoso anterior, além do grande tráfego de veículos que transita pelo Anel Viário. “Nosso pedido foi atendido na ocasião, acabando com os inúmeros pontos críticos que existiam no trecho naquele período”, informa parlamentar, ressaltando, porém, que os problemas nas rodovias de Rondônia são comuns na época de chuvas e se repetem todos os anos.

ESCOLAS REFORMADAS

Atendendo a pedidos do deputado, O Governo de Rondônia reformou/ampliou várias escolas no estado. Exemplos destas ações são as melhorias feitas na cobertura e da rede elétrica do Instituto de Educação Estadual Carmela Dutra, localizado na capital Porto Velho. Ainda na capital, outras três escolas receberam investimentos por intermédio do parlamentar e foram reformadas.

Já em Ji-Paraná a atuação de Jhony Paixão alcançou as escolas Lauro Benno e São Lourenço. A publicação do decreto Nº 24.072, de julho de 2019, dispôs sobre a criação da Unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar VI, por transformação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Benno Predige foi comemorada pelo deputado.

Conforme ele, “a militarização das escolas foi um dos propulsores para eu largar minha carreira militar para entrar na vida política e ver a concretização de uma das minhas principais bandeiras de campanha, em menos de seis meses de mandato, é uma grande realização pessoal e profissional”.

Na indicação encaminhada ao Governo do Estado para a transformação da escola no sistema militarizado Jhony apontou que a unidade, com cerca de 1.400 alunos matriculados nos três períodos, sofria com o baixo rendimento escolar, indisciplina, violência e até o uso de drogas nas imediações. “Nas escolas militarizadas, a ordem e a disciplina são princípios basilares, além do envolvimento das famílias no cotidiano escolar”, justificou Jhony.

De acordo com o decreto publicado a estrutura organizacional da Unidade VI obedecerá às mesmas diretrizes dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar.

A outra escola de Ji-Paraná beneficiada por Jhony – a São Lourenço – está recebendo a construção de seis salas de aula. “Com a ampliação, alunos do Bairro Capelasso, que tinham que se deslocar por vinte quilômetros para por estudar em outra instituição, poderão ter as aulas na área de sua comunidade, facilitando em muito a vida da comunidade estudantil”, declara o deputado.

Ainda no setor de educação, Jhony Paixão deu total apoio à militarização da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 28 de Novembro, localizada em Ouro Preto do Oeste. Em reunião que contou com a presença do parlamentar ficou definido, de forma resumida, que os professores iriam continuar com a parte pedagógica, enquanto os militares seriam responsáveis pela disciplina e segurança, em atividades como controle de entrada e saída, horários, filas e resolução de conflitos.

PATRULHA

O deputado também solicitou ao Poder Executivo, junto à Seduc, e ao Comando da Polícia Militar, à implantação do Projeto “Patrulha Escolar” nas escolas estaduais dos municípios de Porto Velho para reduzir a violência, criminalidade e danos ao patrimônio nas unidades de ensino e nas suas proximidades.

“O objetivo principal da patrulha é a prevenção e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais, garantindo segurança à comunidade escolar”, destaca o parlamentar. A expectativa, segundo ele, é que o mecanismo de segurança seja implantado neste ano de 2020.

PM MIRIM

Em junho, Jhony Paixão esteve reunido com a secretária de Ação Social e primeira-dama de Porto Velho, Luana Rocha, com o secretário municipal de Educação, Márcio Félix, e com o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, major PM Glauber Souto.

Na ocasião foi apresentado pelo comandante o projeto de implantação da Guarda Mirim para atender alunos do ensino fundamental na faixa etária de 6 a 10 anos de idade.

O projeto inicial visa abranger 60 alunos da escola municipal de ensino fundamental que será inaugurada no residencial Orgulho do Madeira. Para Jhony Paixão, a prevenção sempre dará mais resultado do que a punição e a ressocialização.

“Com a Polícia Militar Mirim conseguimos, muitas vezes, tirar crianças de situações de risco, entre elas, envolvimento com facções do tráfico de drogas. Além disso, combinado com a disciplina e o civismo, estes alunos conseguem melhorar o desempenho nos estudos”, afirma Jhony.

O projeto, informa o deputado, poderá ser viabilizado já neste ano. “Trata-se de um projeto muito importante para a sociedade, pois, por meio da escolarização, a Polícia Militar Mirim tem o intuito de proporcionar aos estudantes educação, disciplina e conceitos morais e éticos. O projeto busca, também, estimular os jovens sobre suas responsabilidades, direitos e deveres no convívio familiar, comunidade escolar e sociedade em geral afastando-os, por consequência, do caminho das drogas e da criminalidade”, analisa Jhony.

 Ele adiantou que se colocava à disposição para destinar recursos, via emenda parlamentar, para aquisição de uniformes dos jovens da PM Mirim.

SOCIAL

Por meio de emenda parlamentar de Jhony Paixão, foram empenhados R$ 381 mil para o Projeto Sonho Meu, promovido pela Fundação Ji-Cred. Os recursos vão atender mais de dez projetos sociais de Ji-Paraná, entre os quais, alguns voltados ao esporte (futebol) e a artes marciais (taekwondo, karatê, etc.).

No âmbito social, o também apoiou o evento Mega Mutirão do Amor, que foi realizado no residencial popular Orgulho do Madeira, localizado na capital Porto Velho.

O evento foi promovido pela Associação Mundial de Assistência Social (Amas) e contou com atendimentos e serviços gratuitos para todos os moradores da região. Foram realizados atendimentos médicos, testes de glicemia, aferições de pressão, entrega de cestas básicas  e cortes de cabelo, entre outros.

“Agradecemos à Amas por nos dar a oportunidade de participar desse evento tão nobre e nos colocamos à disposição de estar sempre apoiando as ações sociais nas comunidades”, declarou o parlamentar.

FÁBRICA

Inaugurada no pátio da Casa de Detenção, em Ouro Preto do Oeste, a fábrica de artefatos de concreto destinada aos reeducandos do sistema penitenciário já esta com os equipamentos adquiridos e a obra de construção do barracão está sendo iniciada.

A informação é do deputado Jhony Paixão que, como defensor da ressocialização e da reintegração social de apenados, deu apoio para a implantação da fábrica de artefatos de concreto em Ji-Paraná para possibilitar trabalho aos reeducandos e que e estará destinando recursos para a unidade através de emenda parlamentar individual.

RONDÔNIA RURAL SHOW

Para dar ênfase a sua luta pela mobilidade urbana, o deputado Jhony Paixão apresentou indicação, durante sessão na Assembleia Legislativa, pedindo ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), a alteração do horário de funcionamento da feira agropecuária Rondônia Rural Show, realizada na cidade de Ji-Paraná.

O parlamentar defende a mudança considerando os pedidos recebidos da própria população de Ji-Paraná. Segundo os moradores, o horário de funcionamento atual, das 8 horas às 18 horas, não permite que os habitantes da cidade participem do evento, pois coincide com o expediente de trabalho da comunidade local.

Jhony sugeriu que a feira abra as portas às 9 horas e se estenda até às 21h, permitindo assim que os moradores possam prestigiar as edições da Rondônia Rural Show. O deputado destaca que Ji-paraná tem uma população estimada de quase 133 mil habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado e o décimo sexto mais populoso da Região Norte. “Possibilitar que essa demanda participe da maior feira de agronegócio do Norte vai fomentar ainda mais a economia local e estadual”, declarou.

BRAVURA

Sempre reconhecendo a importância do trabalho da polícia em Rondônia, Jhony Paixão defendeu a aprovação de uma indicação de sua autoria solicitando concessão de ato de bravura a dois policiais militares, os cabos Hérik Henrique de Souza e Thiago Alves Toscano. Eles serão julgados pelo Tribunal do Júri por terem atirado em um homem que alvejou o próprio irmão, com um tiro no pescoço. O fato ocorreu em Cujubim.

Jhony explicou que o grupamento de policiais militares atendeu à ocorrência, sendo preciso atirar no infrator. “Se ele atirou no pescoço do próprio irmão, imagine a reação contra a guarnição da polícia. Um tiro não foi suficiente para contê-lo. O infrator avançou contra os policiais, disparando em direção a eles com a intenção única e exclusiva de matá-los. Foram necessários mais tiros. Antes disso, o cabo Toscano tinha se identificado como policial e dado voz de prisão ao infrator”, contou.

A expectativa do deputado é que a promoção aos policiais seja dada neste ano.

CULTURA

O deputado estadual Jhony Paixão fez a entrega da premiação aos três primeiros colocados da última etapa do concurso de pintura com o tema “Rondônia e suas belezas naturais”. O concurso foi voltado aos estudantes do 6° ao 9° ano da rede estadual de ensino. A solenidade aconteceu no Centro Político Administrativo (CPA).

O projeto foi idealizado por Jhony Paixão, em parceria com o Governo de Rondônia, que uniu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Superintendência de Turismo (Setur) para promoverem o concurso, que teve como tema valorizar o patrimônio público e geográfico do estado, expandindo o potencial turístico por meio da visão dos estudantes.

O deputado liberou uma emenda parlamentar de R$ 45 mil, para aquisição de material como telas, pincéis, tintas, cavaletes e outros produtos necessários para realização da prova final, além de investir na premiação dos finalistas.

A primeira colocada foi a estudante de Pimenta Bueno, Sarah Mendonça Mesquita da Silva, que ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro, com direito a acompanhante. O segundo lugar ficou para a aluna de Costa Marques, Ariely Zilem Ortega Nova, que recebeu um notebook. Já a terceira colocação foi conquistada pela representante de Mirante da Serra, Damaris Senhorinho Souza, premiada com um tablet. A viagem da campeã deve ocorrer no próximo ano.

Ao total quatorze estudantes de diversos municípios, acompanhados de pais e responsáveis, estiveram durante dois dias conhecendo os principais pontos turísticos da capital, e recebendo uma verdadeira aula de história de Rondônia, conhecendo detalhes sobre a criação do estado.

Ainda na área cultural, Jhony Paixão teve empenhada uma emenda para a reforma da fanfarra e banda de Ji-Paraná.

INFORMAÇÕES

Outro destaque do trabalho de Jhony Paixão foi o pedido de informações gerais do DER, da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR-RO) e da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O objetivo é fiscalizar os atos do Poder Executivo, incluindo os da administração indireta.

Entre as informações solicitadas através de requerimentos estão as ações previstas, fundos existentes, quantidade de servidores e de cargos em comissão, entre outras. Para a Seas, o deputado solicitou, ainda, informações do andamento do Programa “Tudo Aqui” e dos programas habitacionais do Estado.

O pedido não foi respondido pelo Governo do Estado, porém o parlamentar acredita que as respostas serão dadas ainda no início deste ano.

“Vale ressaltar, que com esses requerimentos, estamos apenas exercendo o nosso papel de fiscalizar tais atos quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade e publicidade conforme determina art. 46 da Constituição Estadual”, declara o deputado, que é presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.

Jhony em Ouro Preto do Oeste: o deputado é grande defensor da militarização dos colégios
O parlamentar fez a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso estadual de pintura
Durante reunião na PRF, Jhony se colocou à disposição para elaborar projetos sociais em parceria com o órgão